19/12/2023 às 15:05

Projeto dará consultoria sobre gestão a MEIs e pequenas empresas

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação lança o projeto Salve um negócio, para apoiar empreendedores locais

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Abrir uma empresa e gerenciar um negócio são processos que exigem a superação de uma série de etapas. Os especialistas recomendam a realização de pesquisa de mercado, análise de tendências, elaboração de estratégia de marketing, gestão financeira e de pessoal, entre outras. Com o objetivo de auxiliar microempreendedores individuais e pequenas empresas (MEIs e MPEs) a enfrentar estes desafios, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), lançou, nesta terça-feira (19), o projeto Salve um negócio.

Microempreendedores individuais e pequenas empresas poderão receber mentoria e consultoria especializada para aperfeiçoar a gestão do negócio | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A iniciativa irá oferecer mentoria e consultoria especializada para 50 microempreendedores individuais e pequenas empresas do Distrito Federal. Durante este processo, os empreendedores também terão a oportunidade de trocar experiências e fazer networking com empresários já estabelecidos na cidade. As ações serão realizadas de maneira gratuita e visam orientar sobre o processo de inovação tecnológica e gestão empresarial a fim de aprimorar o desenvolvimento e os resultados das empresas. As atividades começarão em janeiro e irão até o final de maio.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman, o projeto é uma oportunidade única para quem quer empreender e irá contribuir para o desenvolvimento da economia local. “Cada vez mais, a ciência, a tecnologia e a inovação têm impulsionado a digitalização das pequenas e médias empresas e o aumento da produtividade. Com o projeto Salve um negócio, pretendemos, sobretudo, estimular e fortalecer a utilização de novas tecnologias e ferramentas pelas empresas e incentivar a geração de emprego e renda”, destaca.

O Salve um negócio terá como enfoques principais a transferência de conhecimento, aplicação de ferramentas de gestão empresarial, apoio ao empreendedorismo local, o aumento da competitividade e o estímulo à abertura de novos negócios.

O edital contendo todas as informações e orientações referente ao processo de inscrição e seleção, tanto das MEIs e MPEs quanto das empresas juniores, será publicado em breve pela Organização da Sociedade Civil (OSC) selecionada para a execução deste projeto.

*Com informações da Secti-DF