21/12/2023 às 17:52

Divulgados modelos de carros para o serviço de táxi executivo

Somente os veículos Renault Duster modelo 2016-2020 e Renault Duster Modelo 2021-2024 estarão aptos; definição leva em conta os parâmetros definidos em lei e pelo Inmetro

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Os taxistas que desejam oferecer o serviço executivo precisam ficar atentos aos modelos de carros que estão aptos para essa categoria. A partir de 15 de janeiro de 2024, somente os veículos Renault Duster modelo 2016-2020 e Renault Duster modelo 2021-2024 (há pequenas diferenças nas medidas entre essas duas séries) estarão aptos para o serviço. Apenas estes carros cumprem os requisitos previstos na lei nº 5.323/2014, bem como a portaria Inmetro nº 377/2011.

A lista de carros aptos e inaptos, bem como a legislação utilizada para avaliar os veículos, foi divulgada aos taxistas por meio de um comunicado emitido pela Subsecretaria de Serviços no dia 14 deste mês  | Foto: Divulgação/Semob

De acordo com o subsecretário de Serviços, Mauro Sérgio Fatureto, com essa medida, o serviço de táxi estará de acordo com as normas vigentes. “Verificamos a necessidade de adequar o serviço prestado no Distrito Federal à legislação nacional após uma avaliação mais abrangente, uma vez que houve aumento no número de taxistas que querem trabalhar na categoria executiva”, explica Fatureto.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O subsecretário também destacou que há muitos modelos de veículos no mercado  intitulados como Sport Utility Vehicle, ou SUV, que não correspondem aos critérios definidos pelo Inmetro.

A lista de carros aptos e inaptos, bem como a legislação utilizada para avaliar os veículos, foi divulgada aos taxistas por meio de um comunicado emitido pela subsecretaria de Serviços no dia 14 deste mês. “Com a medida, os taxistas que desejarem disponibilizar o serviço executivo terão tempo hábil para adquirir o veículo adequado”, avaliou o subsecretário.

Confira aqui a lista completa dos modelos de SUVs avaliados.

*Com informações da Semob