22/12/2023 às 15:52

Fábrica Social encerra o ano com mais de 160 alunos certificados

Capacitações resultaram na confecção de 14,7 mil peças de vestuário, como aventais, jalecos, uniformes e enxovais para hospitais públicos; programa oferece educação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Promover cidadania por meio da qualificação e capacitação profissional é o principal pilar da Fábrica Social, programa do Governo do Distrito Federal (GDF) coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF). Criada em 2013, a  iniciativa já capacitou 7.319 alunos – sendo que, apenas neste ano, 169 receberam o certificado nos cursos de corte e costura, bordado e serigrafia.

Produção da Fábrica Social se multiplica em itens como aventais, jalecos, camisetas e lençóis, atendendo diferentes demandas | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

[Olho texto=”“Fora a capacitação profissional, a Fábrica Social desenvolve outro papel: o de apoio a outros órgãos do governo” ” assinatura=”Thales Mendes, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda ” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

?O esforço em sala de aula resultou na confecção de 14.746 peças, entre camisetas, camisas gola polo, lençóis, aventais, jalecos, ecobags, birutas e outras. As ecobags foram produzidas a partir de uniformes dos garis do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). O programa também vai assumir a produção do enxoval dos hospitais públicos do DF, como lençóis e fronhas, conforme anunciado em setembro.

Projetos de qualificação

“Fora a capacitação profissional, a Fábrica Social desenvolve outro papel: o de apoio a outros órgãos do governo”, aponta o titular da Sedet-DF, Thales Mendes. “Este ano, confeccionamos enxovais para a rede hospitalar pública do Distrito Federal, atendendo à Secretaria de Saúde, e também uniformes para atender às administrações regionais.”

Ainda segundo o secretário, estão em andamento as tratativas para oferecer também o curso de fabricação de pré-moldados. A última turma de 2023 termina em março do ano que vem e reúne 273 pessoas. Além disso, já estão matriculados mais 276 alunos para as turmas subsequentes.

“Para 2024, temos projetos de novos cursos de qualificação e que, certamente, vão atender e dar apoio a outras áreas da sociedade”, anuncia o secretário, lembrando que o programa dá ao aluno a oportunidade de traçar novos caminhos. “Na Fábrica Social ofertamos qualificação profissional na prática, desde o primeiro dia de curso até o último. Assim, os alunos saem aptos para entrar no mercado de trabalho.”

Estrutura

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A Fábrica Social fica na Cidade do Automóvel e possui 470 máquinas de costura industriais, como caseadeiras, galoneiras, overloque, interlock, máquinas de costura reta, refiladeiras e pespontadeiras. Tudo para possibilitar ao aluno o aprendizado e a experiência de uma unidade têxtil completa. O desenvolvimento do conteúdo programático dos cursos, bem como o acompanhamento pedagógico, é feito por uma organização da sociedade civil (OSD) contratada por meio de termo de colaboração.

Podem participar famílias registradas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda familiar per capita de até R$ 200. O curso tem duração de 12 meses, com aulas de segunda a sexta, das 8h às 12h ou das 14h às 18h, e os participantes recebem uniforme, lanche, auxílio de R$ 304 e vale-transporte. Novas inscrições são divulgadas na Agência Brasília e no site da Sedet-DF