Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
22/12/2023 às 08:05
Os destaques integram a programação do Cine Brasília, do Museu de Arte de Brasília e da área do Eixo Monumental; confira as atrações
A agenda cultural no Distrito Federal segue com programação mesmo nos dias que antecedem a festividade do Natal. Quem quiser entrar no espírito natalino pode aproveitar as atividades do projeto Um Sonho de Natal, com estruturas montadas desde a Esplanada dos Ministérios até a Praça do Cruzeiro. Já os que procuram fugir do clima das festas de fim de ano podem optar pelas atrações do Museu de Arte de Brasília (MAB) e do Cine Brasília.
Com investimento de R$ 7 milhões, o projeto Um Sonho de Natal conta com espaços de visitação – Vila do Papai Noel (Esplanada dos Ministérios), Presépio (Praça do Buriti) e Roda Mágica (Praça do Cruzeiro) –, experiências gastronômicas e apresentações teatrais e musicais.
“Este ano, estamos oferecendo muito mais do que a decoração; tem toda a programação cultural, de lazer e imersão no Natal. Nossa expectativa é fazer desse Natal um evento de experiência”, afirma o diretor do projeto, Leonardo Hernandes.
Nesta sexta-feira (22) tem show da DJ La Reina (17h), do Grupo Poser (17h e 19h), da Cia de Cantores Líricos de Brasília (19h) e do DJ Eletromanas (das 17h às 21h). Também tem encenação do teatro para bebês Achadouros, do Criadouros Coletivo, às 18h e 19h. No sábado (23), as apresentações são do DJ Eletromanas (17h), Grupo Poser (17h e 19h), Cia de Cantores Líricos de Brasília (19h), DJ Maraskin (das 17h às 21h) e da Cia A Autêntica Família Firula (18h).
A programação segue até 1º de janeiro, sempre das 17h às 22h, com entrada gratuita. Para assistir aos espetáculos teatrais é preciso retirar o ingresso pelo site do evento.
Programação variada
O Museu de Arte de Brasília está com cinco exposições abertas no espaço. Além da mostra permanente do acervo, estão em cartaz Borboletando, Brasília photo show, O fio que conecta e Infância nos terreiros. Todas podem ser visitadas normalmente na sexta-feira e no sábado, das 10h às 19h; e no domingo (24) com horário reduzido, das 10h às 13h.
“Dois anos após a reabertura, o MAB está em pleno funcionamento com um leque enorme de opções gratuitas e divertidas para os visitantes, sobretudo as famílias com crianças”, destaca o gerente do MAB, Marcelo Gonczarowska.
Além disso, o fim de semana continua com as atividades gratuitas educativas. Na sexta-feira, às 14h30 e às 16h30, ocorrem as oficinas Arte cinética e Monotipia, respectivamente. No sábado, às 10h30, tem contação de histórias, e às 15h, a oficina Descobrindo o acervo com jogos. No domingo, a partir das 10h30, a dinâmica é de brincadeiras populares. A programação é gratuita e livre para todos os públicos.
Rumo ao Oscar
O Cine Brasília exibe na sexta-feira e no sábado na sessão de 10h o filme nacional Uma carta para o Papai Noel. De Gustavo Spolidoro, o longa-metragem mostra o bom velhinho em crise após se sentir abandonado pelas crianças que não se interessam mais por ele, apenas pelos presentes. Ao receber a carta de Johan, Papai Noel forma um vínculo especial com o menino órfão, e os dois partem para uma jornada em busca do passado.
Outro destaque da programação é a estreia do projeto Radar Oscar 2024, com exibição de filmes que podem concorrer à premiação no próximo ano por preços acessíveis. Na sexta, às 14h, tem exibição de Terra de Deus. A produção se passa no final do século 19 e acompanha um padre dinamarquês que viaja para uma parte remota da Islândia para construir uma igreja.
No sábado, o longa-metragem escolhido é Oppenheimer, com sessão às 19h30. Dirigido por Christopher Nolan, o filme narra a história do cientista americano J. Robert Oppenheimer e o papel dele no desenvolvimento da bomba atômica.
*Colaborou Catarina Loiola, da Agência Brasília