23/12/2023 às 17:35, atualizado em 24/12/2023 às 11:05

Hábito da prática esportiva confere benefícios à saúde

Caminhada tende a ser o exercício físico mais simples para começar. Os espaços públicos do Distrito Federal são um incentivo ao esporte

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O Dia do Atleta (21) foi celebrado nesta semana. Apesar de a ocasião ter como motivo a exaltação das vitórias dos brasileiros no exterior, não é preciso ser um profissional para colher os benefícios que o esporte traz à saúde.

Brasília oferece diversas opções para lazer e esportes, como os pontos de encontro comunitário, onde os exercícios físicos são práticas constantes | Foto: Arquivo Agência Brasília

Qualquer prática, no tempo e lugar em que for possível, é melhor que não fazer nada. Reduzir o período de inatividade durante o dia – incorporando atividade física em diversos momentos, como se deslocar de um lugar a outro, realizar tarefas domésticas ou durante o tempo livre, fazer caminhadas – é fundamental para cultivar bons hábitos.

O importante é manter a regularidade. Quanto mais cedo a atividade física se torna um hábito na vida, maiores os ganhos para a saúde. “Todo mundo tem um atleta dentro de si. Basta encontrar qual é a sua modalidade preferida”, incentiva a fisioterapeuta Angelina Siqueira, integrante da equipe multiprofissional do Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão Arterial (Cedoh), da Secretaria de Saúde (SES-DF).

Primeiro passo para uma vida mais saudável

A profissional de saúde, também doutora em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB), sugere que várias atividades sejam experimentadas; que busque resgatar aquilo que gostava de praticar quando criança; e que aproveite a ocasião para contemplar a natureza nos espaços abertos.

Arte: Agência Saúde-DF

A caminhada tende a ser o exercício físico mais simples para iniciar a prática esportiva. Em geral, não contém custo financeiro para adesão e qualquer um é capaz de estabelecer o seu próprio ritmo – frequência, duração e velocidade.

O Guia de Atividade Física para a População Brasileira do Ministério da Saúde recomenda a prática de atividades físicas moderadas por pelo menos 150 minutos por semana. Como parte da rotina semanal, é importante também incluir exercícios de fortalecimento dos músculos e ossos em pelo menos dois dias na semana.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“A geografia do Distrito Federal e os equipamentos públicos são um incentivo ao esporte”, sugere a fisioterapeuta. A capital conta com ampla área arborizada, parques e terrenos planos ao ar livre. Todas as regiões administrativas possuem ao menos uma praça equipada com um Ponto de Encontro Comunitário (PEC), instalado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

O Programa Centros Olímpicos e Paralímpicos, desenvolvido pela Secretaria de Esporte e Lazer, oferta modalidades esportivas individuais e coletivas à população do DF. Além disso, há a oportunidade de praticar as modalidades aquáticas no Lago Paranoá e na Água Mineral, localizada no Parque Nacional de Brasília

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF