28/12/2023 às 08:03

IgesDF: Mais de 855 mil atendimentos de saúde à população

Fila de espera no atendimento oncológico foi zerada este ano, também marcado pela reforma da cozinha do Hospital de Base, que inaugurou sua segunda UTI coronariana

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

“Em 2023, nossa jornada no Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) foi repleta de realizações, e é com satisfação que compartilhamos essas conquistas:

Buscamos não apenas cuidar da saúde, mas também promover experiências acolhedoras para todos que buscaram nossos serviços. Com mais de 855 mil atendimentos, 30.525 internações e 1.945.234 exames laboratoriais, superamos as metas operacionais e evidenciamos impactos positivos na saúde.

A introdução da Rastreabilidade de Medicamentos trouxe controle, economia e redução de desperdício, fornecendo informações precisas sobre a dispensação de medicamentos em tempo real. Zeramos a fila de espera no atendimento oncológico, inauguramos a segunda UTI coronariana no Hospital de Base e reativamos 67 leitos.

Reformamos a cozinha do Hospital de Base, aumentamos o tíquete-alimentação, capacitamos 2.054 colaboradores em educação permanente e realizamos mais de 256 mil atendimentos pelo Projeto Humanizar. Reativamos salas cirúrgicas, mapeamos leitos inativos, e abrimos o terceiro turno de diálise, para aprimorar a oferta de serviços.

As conquistas não se limitaram às infraestruturas e gestão de pessoas; a governança clínica, focada na auditoria clínica e gerenciamento de riscos, fortaleceu a transparência e responsabilidade, somados à implementação de ações estratégicas, como a colaboração e ações conjuntas com a Secretaria de Saúde do DF.

Promovemos educação em saúde, residências médicas e atividades de ensino e pesquisa. As unidades de pronto atendimento (UPAs) também foram aprimoradas, com educação continuada, reorganização de escalas e ampliação de atendimentos pediátricos.

Celebramos, junto à nossa equipe, essas conquistas que refletem nosso compromisso com a saúde pública. Sabemos que cada vida importa, e é essa consciência que nos impulsiona a continuar superando desafios com resiliência e inovação. Reconhecemos que há muito a melhorar e, estamos ansiosos para trazer ainda mais mudanças positivas e alcançar novos objetivos como agente transformador na promoção da saúde do Distrito Federal.”

*Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, diretor-presidente do IgesDF