28/12/2023 às 14:57

Secretaria de Governo: um ano de investimentos e entregas bem-sucedidas

Secretaria de Governo superou diversos desafios para recuperar cidades e garantir dignidade à população

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

“É gratificante olhar 2023 pelo retrovisor e registrar, sob a lente da Secretaria de Governo, o avanço do Distrito Federal. A partir da sua atuação transversal, com competência para coordenar e articular políticas públicas estratégicas ou prioritárias e seus resultados, pontuo medidas assertivas, desafios superados, programas implementados, projetos entregues à população.

Equipes da Segov acompanharam de perto obras importantes, como o Túnel Rei Pelé, de Taguatinga | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O ano iniciou com a medida emergencial de cuidar das comunidades mais atingidas pelas tempestades que caíram em todo o DF. Um mutirão de serviços envolveu órgãos para recuperar as cidades e atender pessoas em situação de vulnerabilidade. 

Após a pandemia, Brasília precisava viver o Carnaval, mas a cidade atravessava um momento tenso. A Segov coordenou um grupo de mais de 15 órgãos para organizar e cuidar da segurança, saúde, mobilidade e estrutura. Foi um Carnaval de alegria.

Partimos para o acompanhamento de perto das obras, considerando a importância das entregas, como o Túnel de Taguatinga, viadutos de Sobradinho e Sudoeste, Estrutural, Teatro Nacional e Setor Comercial Sul. A atuação da pasta contribuiu para um salto na política fundiária. 

Em parceria com o Sebrae-DF, foi lançado o prêmio Cidade Empreendedora para estimular o empreendedorismo nas RAs. Junto ao Codese-DF, a pasta trabalhou na convergência entre o Plano de Governo 2023-2026 e ações propostas pelo colegiado.

Para melhor atender as necessidades de zeladoria, o GDF Presente passou de 11 para 16 polos. A política de convivência urbana avançou com a capacitação das câmaras regionais.

A Segov atentou para a necessidade de regularizar e implantar os parques urbanos, e para isso foi criado o programa Nosso Parque Legal.

Duas novas RAs, Arapoanga e Água Quente, foram criadas e estruturadas a partir de ação coordenada pela secretaria.

O ano termina com a licitação de mais de 600 boxes de feiras sem exercício de atividade e, assim, revigora o segmento. 

Agora o olhar é para frente. Sob a regência do governador Ibaneis, a Segov segue adiante em 2024 com objetivos e metas já bem traçados.”

*José Humberto Pires de Araújo, secretário de Governo