31/12/2023 às 12:22

Educação: novas unidades de ensino ampliam o atendimento no DF

Inauguração de Cepis, entrega de 3,5 milhões de peças de uniformes e capacitação de profissionais da área marcaram atuação neste ano

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

“Este ano foi repleto de desafios, objetivos, inovações e avanços, com o propósito de promover educação pública de excelência, além de garantir transparência na prestação de contas sobre a execução de obras, programas e ações educacionais.

Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi): além da inauguração de cinco unidades, 17 se encontram em processo de licitação | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Cinco centros de educação da primeira infância foram inaugurados, e a construção de outras 17 unidades está em processo de licitação, além de uma escola técnica em Santa Maria e uma escola classe no Itapoã. Em Planaltina, teve início o projeto de ampliação de algumas escolas, com módulos destinados ao ensino regular e ao integral.

Uma das entregas significativas foi a de 3.593.425 peças de uniforme a 442.668 estudantes. Também fizemos chamada pública para a compra de alimentos orgânicos da agricultura familiar para a merenda escolar, atendendo 53 unidades e 43.249 estudantes, e premiamos a melhor receita culinária elaborada por merendeiros.

Celebramos a nomeação de 100% das vagas do último edital, o programa Carência Zero, a capacitação de 14.582 profissionais da rede pública e a oferta de 361 vagas para afastamento remunerado para estudos de pós-graduação. Homologamos o resultado final das eleições para diretores, vice-diretores e conselheiros escolares.

Destacamos o atendimento aos estudantes em situação de incompatibilidade, com o programa SuperAção; a seleção de servidores para o programa Alfaletrando; a criação da Comissão Permanente pela Paz nas Escolas, a publicação do Caderno de Práticas Exitosas em Educação para a Paz, fóruns de educação inclusiva e integral e estudos de casos, além do aumento de matrículas na educação profissional e a atualização didática dos dados.

Nada disso seria possível sem o diálogo e a atuação dos gestores, professores, orientadores, servidores da carreira assistência, merendeiras, educadores sociais, profissionais envolvidos com a educação, alunos e familiares. Assim, encerramos com gratidão o ano que nos deixou mais fortes, mais resilientes e ainda mais otimistas para 2024.”

*Hélvia Paranaguá, secretária de Educação