31/12/2023 às 12:54, atualizado em 02/01/2024 às 16:07

Temporada de chuvas requer cuidados com raios e alagamentos

Brasil é o campeão mundial na incidência de descargas elétricas. Não andar em descampados, usar chinelos e se abrigar nos lugares corretos são atitudes simples que evitam tragédias

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

O Brasil é o campeão em incidência de raios no mundo. Em 2023, somente no Distrito Federal, foram mais de 213 mil descargas elétricas. O número foi 14% maior do que o registrado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no ano passado, quando 187,4 mil raios atingiram o território da capital.

O período de chuvas intensas já começou na capital e há algumas atitudes que podem ser tomadas para evitar acidentes e tragédias. O major do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Fábio Bohle, é do serviço operacional de informação pública e dá algumas dicas que podem ajudar durante esse período de chuvas intensas no DF.

A principal dica dos bombeiros no caso de temporais é: se puder, espere a chuva passar em casa | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“O CBMDF sempre alerta para qualquer perigo dos temporais que, além das descargas, podem trazer quedas de árvores, alagamentos e enxurradas. O melhor a se fazer para não se expor a esses perigos é: se puder evitar, não saia de casa e espere a chuva passar”, destaca o bombeiro.

Para quem não tem a opção de esperar os temporais passarem, é importante evitar transitar embaixo de redes elétricas ou árvores, que podem atrair descargas elétricas. Isso porque quando ocorre um raio, a descarga procura o lugar mais alto em relação ao solo. “Por isso é crucial também evitar andar em lugares descampados, visto que a pessoa passa a ser uma antena para raio por ser a parte mais alta nessa área”, explica Bohle.

Arte: Agência Brasília

Sombrinhas e guarda-chuvas não atraem raios, mas, por estarem abertos sobre o corpo, tornam-se as referências mais altas, dependendo do lugar, e podem acabar sendo o ponto de recepção da descarga elétrica.

Para-raios

Áreas com piscinas, praias ou, no caso da capital, lagos, também devem ser evitados. O ideal é procurar um comércio ou uma edificação segura que não tenha estruturas metálicas, que podem ser condutores de eletricidade.

A recomendação dos bombeiros em caso de estar em perigo dentro do carro é não sair do veículo até o socorro chegar

Em apartamentos, por exemplo, é aconselhável ficar longe de janelas com estrutura metálica. É essencial instalar antenas para-raios, que são diretamente aterradas ao solo, não comprometendo a rede elétrica da residência.

Evitar o uso de eletrônicos durante os temporais, deixando os aparelhos fora da tomada é outra medida que pode trazer mais segurança ao lar. Assim como se certificar que extensões não estejam em contato com a água e, na hora de comprar as réguas, dar preferência às que têm fusíveis de emergência que já desligam em caso de sobrecarga.

Algumas atividades, como tomar banho e passar roupas, devem ser feitas com proteção nos pés, sem estar descalço.

Direção na chuva

[Olho texto=”“Não há noção de quanto volume o temporal vai descarregar. Nos casos de a pessoa se encontrar retida pela água, o veículo é a parte mais segura em que ela pode estar. Ela deve acionar o 193 e aguardar o socorro chegar”” assinatura=”Fábio Bohle, major do Corpo de Bombeiros” esquerda_direita_centro=”direita”]

O militar também ressalta que não se deve tentar atravessar enxurradas, porque não há como medir ou lutar contra a força da água. Além de comprometer o veículo, a pessoa pode acabar ficando presa.

A lama da água pode ocultar obstáculos, como bueiros abertos e valas que podem ter sido abertas durante a chuva, podendo sugar o veículo. Evitar pontes, margens de córregos e lagos é uma escolha mais segura para o condutor.

“Não há noção de quanto volume o temporal vai descarregar. Nos casos de a pessoa se encontrar retida pela água, o veículo é a parte mais segura em que ela pode estar. Ela deve acionar o 193 e aguardar o socorro chegar”, aconselha o bombeiro.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Bohle também alerta para casos de acidentes envolvendo colisões em redes elétricas. Ele afirma que não se deve encostar nas partes metálicas dos veículos. Ademais, o principal é reduzir a velocidade e manter distância segura de outros veículos. Em lugares com visibilidade baixa, ligar o pisca-alerta e, se possível, parar em um local propício para esperar o temporal passar.

Além dos Bombeiros pelo telefone 193, se houver ameaça de desabamento de estruturas é possível contatar a Defesa Civil pelo 199. O órgão envia alertas sobre fortes chuvas por SMS para a população. Para receber os alertas, basta enviar um SMS com o CEP da residência para o número 40199.

31/12/2023 - Temporada de chuvas requer cuidados com raios e alagamentos