01/01/2024 às 12:31, atualizado em 01/01/2024 às 12:46

Já é 2024! Veja o que abre e o que fecha neste feriado

‌Para quem busca lazer, a maioria dos serviços funciona normalmente, bem como os atendimentos da Segurança e emergências médicas; metrô está fechado, mas ônibus ganharam reforço nas viagens em algumas regiões

Por Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Neste primeiro dia de 2024, quando o GDF renova, junto à população, o compromisso de ajudar a construir um ano feliz, diversos serviços públicos terão funcionamento diferenciado. É o caso das unidades do Na Hora e do Procon, além da Ceasa e das agências do trabalhador, que estarão de portas fechadas.

Restaurante Comunitário de Arniqueira funciona normalmente | Foto: Renato Raphael/Sedes

Já os restaurantes comunitários de Planaltina, Recanto das Emas, Sol Nascente e Arniqueira funcionarão normalmente, bem como o Zoológico de Brasília. Confira, abaixo, mais detalhes sobre o que abre e o que fecha neste feriado. 

Forças de segurança

De prontidão em todos os dias da semana, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) segue em expediente normal, podendo ser acionada a qualquer momento pelo telefone 190.

O mesmo esquema de trabalho é seguido pelas 31 delegacias circunscricionais da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), que atuam em plantão ininterrupto. Igualmente estarão funcionando 24 horas as duas delegacias de atendimento à mulher (Deam I e II) e as duas da Criança e do Adolescente (DCA I e II).

Para atender emergências, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) também opera ininterruptamente. O contato pode ser feito pelo telefone 193. Já os serviços de expediente administrativo interno estão fechados nesta segunda-feira (1º). 

No Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), o atendimento presencial ao público será retomado na terça (2); mas, de forma digital, o acesso permanece aberto aos cidadãos no Portal de Serviços no aplicativo Detran Digital. As áreas de engenharia e de policiamento e fiscalização de trânsito trabalharão em regime de plantão.

A Defesa Civil, por sua vez, continua atendendo em regime de plantão, durante 24 horas, podendo ser acionada pelos telefones 193 ou 199.

Saúde

No âmbito da  Secretaria de Saúde (SES-DF), seguem em atendimento normal, ininterruptamente, em plantão 24 horas, o Samu, as emergências dos hospitais regionais, as unidades de pronto Atendimento (UPAs), a Casa de Parto de São Sebastião e a emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

Já as unidades básicas de saúde (UBSs) estarão fechadas nesta segunda e voltam a atender normalmente a partir das 7h de terça, quando também voltam ao funcionamento ambulatórios, policlínicas e farmácias de alto custo.

Nas unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e de Álcool e outras Drogas III (Caps AD III), o expediente é normal. As unidades do Caps tipos I e II, o Caps AD II e o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) estão fechados e reabrem na terça.

Serviço social

Geridos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), os restaurantes comunitários estão fechados e reabrem na terça, exceto as unidades de Planaltina, Recanto das Emas, Sol Nascente e Arniqueira, que funcionam normalmente nesta segunda.

Os centros Pop, assim como as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Convivência (Cecon) estão fechados neste feriados. Já nas unidades de acolhimento, na Unidade de Proteção Social (UPS) e na Central de Atendimento, o expediente é 

Justiça e Cidadania

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) mantém fechados, neste 1º de janeiro, todas as unidades do Na Hora, o Procon e o Centro Integrado 18 de Maio. Em caso de urgência, podem ser acionados os conselhos tutelares (telefone 125), o Centro Integrado 18 de Maio  (98314-0636, das 8h às 20h) e os núcleos do programa Direito Delas (9838-20130).

Transporte público

O Metrô-DF não funciona nesta segunda-feira, voltando ao expediente normal a partir das 5h30 de terça. Por conta disso, a Semob determinou que as operadoras reforcem, hoje, as viagens de ônibus nas regiões de Samambaia, Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras e Guará.

Também nesta segunda, informa o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), não haverá operações de mobilidade/reversão de faixas de tráfego na Estrada Parque Ceilândia (DF-095 / Estrutural), na Estrada Parque Contorno (DF-001), no trecho entre o viaduto de Samambaia e o viaduto do Pistão Sul, e na BR-070.

Já o Eixão, no Eixo Rodoviário (DF-002), estará fechado para o fluxo de veículos até as 18h, estando aberto para pedestres.

Trabalho

As agências do trabalhador voltam ao expediente normal na terça-feira. 

Lazer

Quer visitar a girafa e os demais habitantes do Zoo? Aproveite, pois o local funciona normalmente | Foto: Divulgação/Fundação Jardim Zoológico de Brasília

O Jardim Zoológico de Brasília estará aberto até as 17h, garantindo lazer e diversão para a criançada brasiliense durante o período de férias.

O Jardim Botânico de Brasília, por sua vez, não funciona nesta segunda-feira, bem como o Planetário de Brasília. Ambos retomam o funcionamento usual na terça.

Cultura

Entre os equipamentos geridos pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), estarão fechados neste feriado de 1º de janeiro a Casa do Cantador, o Complexo Cultural de Planaltina, o Memorial dos Povos Indígenas, o Museu do Catetinho, o Museu Nacional da República, o Cine Brasília, o Centro Cultural Três Poderes, o Espaço Oscar Niemeyer, a Biblioteca Pública de Brasília, o Museu Vivo da Memória Candanga, a Biblioteca Nacional e o Espaço Cultural Renato Russo.

Igualmente fechados nesta segunda-feira, o Museu de Arte de Brasília, a Concha Acústica e o Centro de Dança só reabrem na quarta-feira (3).

Ceasa

A Ceasa estará fechada nesta segunda-feira.

BRB

As agências e correspondentes do BRB estão fechados e voltam a atender na terça-feira. Sob gestão do BRB, o Mirante da Torre de TV, no Eixo Monumental, funciona até as 18h45. 

Água e energia

A Caesb informa que o atendimento nos escritórios e postos do Na Hora estão fechados, enquanto as equipes de manutenção seguem em regime de plantão. O aplicativo da Caesb – disponível no sistema iOS e Android –, o site e o telefone 115 seguem funcionando 24 horas por dia, sem interrupções.

As lojas de atendimento presencial da Neoenergia Brasília estão fechadas  nesta segunda, mas a clientela pode acessar, a qualquer momento, os mais de 50 serviços disponíveis nos canais digitais, como a emissão da segunda via da conta de energia e consulta a débitos.

Limpeza urbana

A Unidade de Recebimento de Entulho, o Aterro Sanitário de Brasília, as usinas de Ceilândia e da Asa Sul, a coleta convencional e a coleta seletiva estão funcionando em regime de plantão. Já as unidades de instalações de recuperação de recicláveis (IRRs) e os papa-entulhos estão fechados, e as atividades de varrição manual e mecanizada, lavagem e frisagem só retornam na terça.

Parques

Localizado em Taguatinga, o Parque Ecológico Saburo Onoyama abre as portas como nos dias usuais | Foto: Arquivo/Agência Brasília

Para quem quer curtir a natureza, o expediente dos parques ecológicos geridos pelo Instituto Brasília Ambiental segue normal. Confira, abaixo, o funcionamento das unidades. 

? Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul
Aberto todos os dias das 6h às 18h

? Parque Ecológico de Águas Claras
Aberto todos os dias das 5h às 22h

? Parque Ecológico Areal
Aberto todos os dias das 6h às 18h

? Parque Ecológico da Asa Sul
Aberto todos os dias das 6h às 20h

? Parque Distrital das Copaíbas
Aberto todos os dias das 8h às 18h

? Parque Ecológico Cortado
Aberto todos os dias das 6h às 20h

? Monumento Natural Dom Bosco
Aberto todos os dias das 6h às 20h

? Parque Ecológico Ezechias Heringer
Aberto todos os dias das 6h às 22h

? Parque Recreativo do Gama
Aberto todos os dias das 6h às 18h

? Parque Ecológico do Lago Norte
Aberto todos os dias das 6h às 18h

? Parque Ecológico Olhos d’Água
Aberto todos os dias. Portão principal: das 5h30 às 20h. Portões laterais: das 6h – 18h

? Parque Ecológico do Paranoá
Aberto todos os dias das 6h às 18h

? Parque Ecológico Península Sul
Aberto todos os dias das 6h às 22h

? Parque Ecológico do Riacho Fundo
Aberto todos os dias das 6h às 18h

? Parque Ecológico Saburo Onoyama
Aberto todos os dias das 6h às 18h

? Parque Ecológico Sucupira
Aberto todos os dias 6h às 20h

? Parque Ecológico Três Meninas
Aberto todos os dias das 7h às 18h

? Parque Ecológico Veredinha
Aberto todos os dias das 6h às 22h.