03/01/2024 às 12:24

Aberto prazo para matrículas na rede pública de ensino do DF

Efetivação deve ser feita na escola em que o aluno foi contemplado. Aulas retornam em 19 de fevereiro

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Começa, nesta quarta-feira (3), o período de efetivação de matrícula da rede pública de ensino do Distrito Federal. Estudantes ou responsáveis devem comparecer presencialmente à escola onde o aluno foi contemplado para garantir a vaga, portando a documentação necessária – modelos originais e cópias. O prazo, que termina em 10 de janeiro, também é válido para inscritos na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Efetivação das matrículas é muito importante para que o aluno não perca a vaga na escola em que foi contemplado | Foto: André Amendoeira/SEEDF

A efetivação da matrícula deve ser feita pelos novos alunos inscritos na rede para o ano letivo de 2024. A renovação das matrículas dos demais é automática. O estudante contemplado em escola sequencial e no remanejamento escolar também deve realizar a matrícula.

Confira aqui o resultado das inscrições para vaga no ano letivo de 2024.

Veja os documentos necessários para efetivação da matrícula:

Ensino Regular

? Documento de identificação (RG) – Certidão de Nascimento ou outro documento oficial com foto
? CPF do estudante
? Registro Geral (Carteira de Identidade ou CNH) do responsável legal pela matrícula do estudante
? CPF do responsável legal pela matrícula do estudante
? Declaração Provisória de Matrícula (Deprov) ou Histórico Escolar
? Comprovante de residência e/ou do local de trabalho, conforme o local indicado no ato da inscrição
? Duas fotografias 3 x 4
? Comprovante de tipagem sanguínea e fator RH, nos termos da Lei Distrital nº 4.379/2009
? Carteira de Vacinação, conforme Lei nº 6.345/2019
? Número do NIS – Número de Inscrição Social Número do NIS – Número de Inscrição Social (NIS) do responsável legal pela matrícula do estudante.

EJA

? Documento de identidade (RG)
? CPF do estudante
? Duas fotografias 3 x 4
? Registro Geral (Carteira de Identidade ou CNH) do responsável legal pela matrícula do estudante quando for menor de 18 anos.
? Declaração Provisória de Matrícula (Deprov) ou Histórico Escolar
? Comprovante de residência ou do local de trabalho.

[Olho texto=”Quem não confirmar a matrícula perde a vaga na escola indicada e só terá nova oportunidade quando forem abertas as vagas remanescentes – aquelas que sobrarem depois do período regular da matrícula” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Vaga garantida

“Todos os 25.466 novos alunos inscritos na educação regular têm vaga garantida na rede pública de ensino do DF”, assegura a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, que reforça a importância de os pais ou os responsáveis comparecerem à unidade escolar na qual o estudante foi contemplado para efetivar a matrícula. “Isso é muito importante para que o aluno não perca a vaga naquela determinada escola”, explica a gestora.

Quem não confirmar a matrícula perde a vaga na escola indicada e só terá nova oportunidade quando forem abertas as vagas remanescentes – aquelas que sobrarem depois do período regular da matrícula. As inscrições podem ser feitas no período de 17 a 21 de janeiro, sendo sua efetivação realizada no período de 31 de janeiro a 2 de fevereiro.

O ano letivo terá início em 19 de fevereiro, conforme Calendário Escolar, proporcionando aos estudantes um planejamento adequado para o retorno às aulas.

Remanejamento escolar

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O aluno que pediu o remanejamento escolar precisa verificar na unidade de ensino em que estudou em 2023 se foi contemplado com a vaga em outra escola e também precisa comparecer presencialmente à nova unidade escolar para fazer a matrícula.

O mesmo procedimento deve ser seguido por estudantes que passam de uma etapa para outra da educação básica e precisam mudar de escola. Nesse caso, o aluno deve verificar, na unidade de ensino em que estudou no ano passado, qual a nova escola para a qual foi selecionado, efetivando a matrícula também até o dia 10 de janeiro.

Educação profissional

Acaba, na sexta-feira (5), o período de matrícula dos contemplados na 1ª chamada da Educação Profissional e Tecnológica, que também deve ser feita nas secretarias das respectivas unidades escolares, de forma presencial.

Confira aqui o resultado. A divulgação do resultado da segunda chamada será feita no dia 19 de janeiro de 2024 no site da SEEDF, a partir das 18h.

*Com informações da SEEDF