03/01/2024 às 14:37

Gestores escolares passam por curso de formação após posse

Curso, iniciado nesta quarta (3), será ofertado por três dias aos diretores e vice-diretores empossados

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

O ano dos diretores e vice-diretores da escolas públicas do Distrito Federal eleitos em 2023 começou com muito trabalho. Nesta quarta-feira (3), um dia após a posse, os gestores participam da abertura do curso de formação sobre o papel do gestor nas unidades escolares da rede pública do DF.

[Olho texto=”“É muito importante quando a comunidade elege seu gestor. É o voto do pai, do estudante, dos profissionais da educação que escolhe diretamente seu representante”” assinatura=”Hélvia Paranaguá, secretária de Educação” esquerda_direita_centro=”direita”]

O curso é ministrado na Coordenação Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante e a abertura contou com a presença da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá. Na ocasião, ela destacou a importância do processo de eleição, pela comunidade escolar, dos novos gestores.

“É muito importante quando a comunidade elege seu gestor. É o voto do pai, do estudante, dos profissionais da educação que escolhe diretamente seu representante. O resultado, com certeza, é muito melhor, porque a cobrança para que seja feito bom trabalho é muito maior também”, ponderou.

O objetivo do curso é a orientação na gestão dos recursos, com ênfase nas avaliações e planejamento, bem como instrução nos aspectos administrativos e responsabilidades da função de gestor escolar | Fotos: Álvaro Henrique/SEE-DF

A secretária destacou, ainda, a necessidade do curso de formação para o bom trabalho do gestor escolar. “Esse curso é de extrema relevância, pois aqui eles vão conhecer toda a estrutura da Secretaria de Educação, como tramita cada processo. Além de terem a orientação legal sobre programas da casa, como o Cartão Pdaf [Programa de Descentralização Administrativa e Financeira], nossa nova ferramenta de implementação de gastos, eles podem trocar experiências com os demais gestores”, destacou.

O objetivo do curso é a orientação na gestão dos recursos, com ênfase nas avaliações e planejamento, bem como instrução nos aspectos administrativos e responsabilidades da função de gestor escolar. O curso será ministrado ao longo da semana e contará com a presença de 1.402 diretores e vice-diretores que foram empossados.

Os novos eleitos terão mandato de quatro anos de duração, permanecendo no cargo até o fim de 2027, quando ocorrerá novo pleito.

Expectativas

Alexandre Baena dos Santos: “Espero um crescimento da escola pública e estou animado, pois a Escola Parque é um berço de artistas e esportistas”

O novo diretor eleito da Escola Parque da 308 Sul, Alexandre Baena dos Santos, comenta sobre as expectativas para o mandato de quatro anos à frente dessa unidade de ensino. O plano é crescer e compartilhar as experiências com toda a comunidade escolar.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Tem um peso muito grande ser o diretor de uma escola tão tradicional como a Escola Parque, onde eu já estou há 26 anos como professor, fui coordenador, supervisor e agora sou diretor da escola. Espero um crescimento da escola pública e estou animado, pois a Escola Parque é um berço de artistas e esportistas”, completou.

Ao todo, foram homologadas 4.488 candidaturas no conselho escolar e 797 chapas concorreram para diretor e vice-diretor. Os novos diretores, vice-diretores e conselheiros tomaram posse em 2 de janeiro de 2024 e vão cumprir mandato até 31 de dezembro de 2027.

*Com informações da Secretaria de Educação do DF