11/01/2024 às 08:05, atualizado em 11/01/2024 às 16:56

#TBT: um templo de fé, arte e história

Um dos pontos turísticos mais visitados do DF, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida atrai turistas do mundo todo pela religiosidade e pela arquitetura arrojada de Oscar Niemeyer; construção viveu incertezas políticas e desafios da engenharia

Por Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, também conhecida como Catedral de Brasília, a fé se manifesta em uma beleza inigualável. A arte e a arquitetura se harmonizam com o sagrado, encantando visitantes e turistas que exploram diariamente esse templo.

A Agência Brasília revisita a longa história do primeiro monumento criado na capital da República em mais uma matéria da série especial #TBTdoDF, que utiliza a sigla em inglês de Throwback Thursday para relembrar fatos marcantes da nossa cidade.

Símbolo de modernidade, a Catedral de Brasília teve a pedra fundamental lançada em 1958, pelas mãos do arquiteto Oscar Niemeyer | Foto: Divulgação/ Arquivo Público do DF

Símbolo de modernidade, pelas formas suntuosas e vitrais de rara beleza, a Catedral de Brasília teve a pedra fundamental lançada em 1958, pelas mãos do arquiteto Oscar Niemeyer. A parte estrutural foi concluída em 1960 pelo engenheiro Joaquim Cardozo, responsável pelo complexo cálculo de engenharia, tendo sido inaugurada apenas em 1970. Durante os anos 1960, os trabalhos ficaram parados durante o breve governo de Jânio Quadros (1961) por conta de polêmicas relacionadas a gastos do poder público com uma obra religiosa.

Nesse período, o esqueleto de concreto da Catedral fez parte da paisagem da nova capital, um símbolo da permanente construção da cidade. Entre os mandatos de João Goulart (1961-1964), Humberto Castelo Branco (1964-1967) e Artur da Costa e Silva (1967-1969), o templo enfrentou períodos de aperto financeiro e incertezas, inclusive sobre sua conclusão.

A Catedral foi tombada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade e como Monumento Histórico e Artístico Nacional | Foto: Divulgação/ Arquivo Público

A consolidação de Brasília como capital federal, a partir da formalização da transferência de praticamente todos os órgãos do governo federal e a exigência de instalação de representações diplomáticas no Distrito Federal feitas no mandato de Emílio Garrastazu Médici (1969-1974), finalmente selou o destino da Catedral no imaginário brasileiro e acelerou a inauguração do prédio, em 31 de maio de 1970.

A partir de 1978, a igreja passou a integrar o conjunto urbanístico reconhecido, em 1987, pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. Três anos depois, em 1990, a Catedral foi tombada como Monumento Histórico e Artístico Nacional.

Atualmente, o templo é um dos pontos turísticos mais visitados do DF, recebendo em média de 800 a 900 turistas diariamente. O secretário de Turismo, Cristiano Araújo, destaca: A grandiosidade e a beleza histórica da Catedral atraem visitantes de todo o mundo, enriquecendo a experiência cultural de quem a contempla.

Orgulho

A calçada e o jardim em frente à Catedral receberam benfeitorias do GDF recentemente | Foto: Lúcio Bernardo Jr/ Agência Brasília

Como pároco da igreja há quase um ano, o padre Agenor Vieira lembra a importância do templo para o clero. Ele ressalta que a Catedral é uma paróquia e, ao mesmo tempo, sede do bispo, com características únicas em relação a outras paróquias. “Temos um público rotativo, entre turistas, admiradores da arte moderna e fiéis católicos devotos de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília”, salienta.

O religioso menciona que cerca de 40% dos turistas visitam a igreja pela obra artística e pela atenção que o espaço desperta no cenário nacional. “Estamos localizados no centro do poder político e federal, e, por estar aqui, ela sempre é vista para o Brasil e para o mundo. Além disso, ela é esse ícone moderno e a mãe de todas as igrejas de Brasília, completa.

Tânia Bispo criou três filhos com a venda de souvenirs na Catedral | Foto: Lúcio Bernardo Jr/ Agência Brasília

Tânia Bispo relata que, graças à Catedral, conseguiu criar os três filhos. Há 20 anos, a moradora do Gama trabalha como vendedora na frente da paróquia, comercializando lembranças para os turistas e religiosos. “A Catedral é o principal ponto de referência de Brasília, o ponto turístico mais movimentado. Foi com ela que consegui manter minha família até hoje, diz ela.

Construção moderna

A Catedral de Brasília é inigualável por vários motivos. Algumas teorias explicam a concepção do projeto de Oscar Niemeyer. Alguns afirmam que foi inspirada na coroa de espinhos de Cristo, enquanto outros dizem que o edifício lembra duas mãos estendidas em formato de súplica e oração. São 16 colunas de concreto que convergem num círculo central, cada uma com 42 metros de altura e um peso total de 90 toneladas.

Os vitrais entre os pilares de concreto, compostos por 16 peças em fibra nas cores branco, azul e verde, criados pela artista francesa Marianne Peretti, são uma atração à parte. Cada peça tem o formato de triângulo com dez metros de base e 30 de altura, totalizando 2 mil metros quadrados de vitrais.

Os vitrais são um dos destaques da arquitetura do ponto turístico | Foto: Lucio Bernardo Jr/ Agência Brasília

“Acredito que os vitrais são a maior diferença da Catedral; essa iluminação natural, a altura também – tudo nela é gigantesco. É uma construção que faz parte da história, mas ao mesmo tempo é moderna, tem um contraste com as outras igrejas, pelo menos as da minha região. Acho que Niemeyer quis fugir do padrão. Aqui é mais moderno, mais bonito e muito diferente, destaca a turista gaúcha Raquel Machado.

Andressa Salviano, de Ourinhos (SP), também ficou encantada com o monumento. “Essa visita vai marcar minha vida para sempre. Já tinha visto a Catedral pela internet e pela televisão, mas estar aqui e presenciar é um momento incrível. Até convido as pessoas a vir conhecer, porque é incrível, conta a turista.

Conservação

Andressa Salviano veio de Ourinhos (SP): Essa visita vai marcar minha vida para sempre. Já tinha visto a Catedral pela internet e pela televisão, mas estar aqui e presenciar é um momento incrível | Foto: Lucio Bernardo Jr/ Agência Brasília

Os cuidados com o espaço religioso e turístico são executados pelo Governo do Distrito Federal (GDF) durante todo o ano. A Novacap é responsável por executar todos os serviços de manutenção, como limpeza dos arcos, calçadas, vitrais e espelhos d’água.

“Tenho sempre pedido socorro ao GDF para as ações em volta do templo. Agora, foram revitalizadas as calçadas, feitos os jardins em frente à paróquia, a reposição da água do espelho d’água; e recentemente, neste período de férias e festas, contamos com um reforço da segurança pela Polícia Militar do Distrito Federal”, reconhece padre Agenor.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Cerca de R$ 7 milhões estão sendo investidos na reforma das calçadas na Esplanada dos Ministérios e em frente ao monumento. Os seis quilômetros que ligam a Rodoviária do Plano Piloto à Praça dos Três Poderes estão contemplados no projeto, tanto na descida pelo lado sul quanto na subida pelo lado norte. A obra busca reduzir os obstáculos e riscos de quedas, tornando as áreas urbanas mais seguras.

Visitação

A Catedral de Brasília está aberta todos os dias, das 8h às 17h. As missas são celebradas de terça a sexta às 12h15 e às 18h15, aos sábados, às 17h, e aos domingos, às 8h30, às 10h30 e às 18h.

11/01/2024 - #TBT: um templo de fé, arte e história