12/01/2024 às 14:52

Mais de 400 bocas de lobo foram desobstruídas no Plano Piloto em 2023

Ação previne contra alagamentos e contribui para a conservação do asfalto

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A Administração do Plano Piloto atuou, no último ano, na desobstrução de bocas de lobo com o objetivo de evitar alagamentos. Com a chegada das chuvas, é fundamental manter os bueiros da cidade limpos e desobstruídos. Infelizmente, é comum encontrar essas aberturas cheias de lixo jogado de forma irresponsável nas ruas.

Outro motivo para a realização da limpeza de galerias e de bueiros é a preservação do piso asfáltico, uma vez que o excesso de umidade é extremamente prejudicial a esse tipo de revestimento urbano, ocasionando buracos e arranhamentos que podem provocar acidentes mais graves.

A limpeza de bueiros ajuda na prevenção de alagamentos e de doenças como a dengue | Foto: Divulgação/Administração do Plano Piloto

“A limpeza de bocas de lobo previne os alagamentos, promove a saúde e qualidade de vida da população, uma vez que ajuda a eliminar a proliferação de insetos e animais que podem provocar doenças. Inclusive, esse serviço é de grande importância para combater a proliferação do mosquito da dengue”, afirma o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros.

No Plano Piloto, uma das cidades vítimas de furto de tampas de boca de lobo, foram repostas cerca de 500 tampas somente em 2023. Além de mais de 400 ações de desobstrução de bocas de lobo, que ocorreram por todo o Plano Piloto, com equipes da administração e da Novacap.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os mais diversos objetos — até mesmo um simples papel de bala — descartados de maneira inadequada podem acumular e impedir o fluxo natural da água das chuvas, provocando as enchentes. Esse trabalho de zeladoria da Administração do Plano Piloto ocorre durante todo o ano, com ações semanais, atendendo a pedidos que chegam via Ouvidoria.

*Com informações da Administração do Plano Piloto