15/01/2024 às 10:33

Portaria selecionará educador social voluntário para este ano letivo

Ao todo, serão ofertadas 5.500 vagas distribuídas entre as 14 regionais de ensino

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Profissionais de atuação importante nas escolas, educadores sociais voluntários (ESVs) terão, este ano, 5.500 vagas distribuídas entre as 14 coordenações regionais de ensino (CREs) do DF, conforme publicação da Secretaria de Educação (SEEDF) na edição desta segunda (15) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). 

Educadores sociais voluntários atuam em atividades diversificadas nas unidades de ensino do DF | Foto: Álvaro Henrique/SEEDF

Gratuitas, as inscrições estão disponíveis neste site, podendo ser feitas de quarta-feira (17) ao dia 31 deste mês. A atuação dos ESVs nas escolas regulares tem como foco auxiliar em atividades cotidianas, como alimentação, locomoção e higienização dos estudantes com deficiência ou com transtornos como transtorno do espectro autista (TEA). 

No ato da inscrição, o candidato deverá levar identificação oficial com foto, certidões negativas criminais das justiças Federal e Distrital, certidão negativa da Justiça Eleitoral, comprovante de residência, comprovante de escolaridade, comprovante de experiência (se for o caso) e termo de ciência previsto.

Condições

O candidato também deverá optar por uma regional de ensino e no máximo duas unidades escolares, apenas no período matutino e/ou vespertino, além de informar se possui disponibilidade para atuação em mais de um turno. O tempo de voluntariado, por turno, será de quatro horas diárias ininterruptas.

Os interessados em atuar no programa devem observar atribuições específicas para cada modalidade de ensino:

? Auxiliar as atividades de educação em tempo integral na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio nas unidades escolares da rede pública do DF, incluindo centros de línguas, escolas técnicas e centros de ensino médio em tempo integral (EMTI);
? Auxiliar os estudantes com necessidades educacionais especiais e/ou deficiência no exercício das atividades diárias, no que tange à alimentação, locomoção e higienização nas unidades escolares da rede pública de ensino;
? Auxiliar a integração e o aprendizado dos estudantes estrangeiros e indígenas, não falantes de língua portuguesa residentes no Brasil e matriculados nas unidades escolares da rede pública de ensino do DF.

Como participar

Para se candidatar a uma vaga, o candidato deverá ter idade mínima de 18 anos e atender a uma das seguintes exigências abaixo:

?  Experiência comprovada como ESV;
?  
Ser estudante universitário em licenciatura ou bacharelado, de formação específica, nas áreas de desenvolvimento das atividades;
? Ter no mínimo o ensino fundamental completo, com comprovação de conclusão;
? Falar e compreender o português e o espanhol;
? Ter experiência comprovada na realização de oficinas lúdico-recreativas.

Classificação e ressarcimento

Os candidatos serão classificados por meio da pontuação obtida, seguindo o formulário de análise curricular dos critérios de seleção e classificação, conforme o Anexo II, do edital do programa. Serão selecionados aqueles com maior pontuação, dentro do número de vagas.

[Olho texto=”Ressarcimento do ESV será depositado mensalmente em conta-poupança no BRB” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os candidatos classificados e selecionados deverão aguardar a assinatura do Termo de Adesão e Compromisso para abertura da conta-poupança, necessariamente vinculada ao Banco de Brasília (BRB).

Cada educador social voluntário faz jus ao ressarcimento de R$ 40 por turno de voluntariado, para cobrir as despesas com alimentação e transporte, não podendo esse valor ser, em hipótese alguma, tomado como remuneração salarial. O ressarcimento ao educador é feito pela Secretaria de Educação (SEEDF), mensalmente, mediante depósito em conta-poupança do BRB.

Em caso de não comparecimento ao local de atuação, independentemente da apresentação de atestado médico ou de qualquer outro tipo de declaração, o  educador social voluntário não receberá ressarcimento do valor correspondente ao dia.

Distribuição de vagas

? Brazlândia: 270
? Ceilândia: 931
?
Gama: 351
?
Guará: 246
?
Núcleo Bandeirante: 302
?
Paranoá: 290
?
Planaltina: 391
?
Plano Piloto: 764
?
Recanto das Emas: 242
?
Samambaia: 378
?
Santa Maria: 270
?
São Sebastião: 213
?
Sobradinho: 308
?
Taguatinga: 544

Cronograma

? Período de inscrições: 17 a 31 deste mês
? Análise curricular: 17 deste mês a 5/2
?
Divulgação do resultado parcial: 5/2
?
Interposição de recurso: 6/2
?
Resultado de recurso: 8/2
?
Divulgação do resultado final das inscrições: 9/2
?
Convocação para assinatura do termo de adesão nas CREs: 15 a 16/2.

Veja a portaria na íntegra.

*Com informações da Secretaria de Educação