22/01/2024 às 19:05

Nova campanha Pet Sangue Bom estimula bancos de sangue veterinários

Governador Ibaneis Rocha sancionou lei para promover a criação e manutenção de estruturas em prol dos animais, investindo na saúde dos bichinhos de estimação

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Em uma iniciativa pioneira voltada à saúde e ao bem-estar dos animais de estimação, o GDF publicou, nesta segunda-feira (22), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a  lei nº 7.415/2024, sancionada pelo governador Ibaneis Rocha. O texto institui a campanha Pet Sangue Bom, que estimula a criação e a manutenção de bancos de sangue veterinários, públicos ou privados, para animais domésticos.

Nova lei beneficia cães, gatos e demais animais domésticos que podem necessitar de transfusões de sangue | Foto: Lúcio Bernardo Jr/ Agência Brasília

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para o secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF, Gutemberg Gomes, o bem-estar dos animais é uma prioridade: “Os bancos de sangue veterinários desempenham um papel crucial em emergências, cirurgias e tratamentos que requerem transfusões sanguíneas. Trata-se de mais um passo em direção a uma sociedade mais responsável com os animais”.

A lei entra  em vigor na data de sua publicação, prevendo ampla divulgação para conscientizar os tutores de animais domésticos sobre a importância do ato de doação de sangue animal. Assim como ocorre em seres humanos, gatos, cães e outros pets, podem necessitar de transfusões sanguíneas em situações de emergência ou para tratamentos específicos.

*Com informações da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal