22/01/2024 às 19:29, atualizado em 22/01/2024 às 19:52

Operação de recolhimento de resíduos vegetais começa pelo Plano Piloto

Trabalho reforça combate a possíveis focos de dengue em áreas públicas. Serviço emergencial será executado pela Novacap até que as empresas contratadas por licitação iniciem os trabalhos no DF

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Igor Silveira

O Governo do Distrito Federal (GDF) deu início a uma operação emergencial de retirada de resíduos verdes no Plano Piloto, nesta segunda-feira (22). O objetivo da ação é eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue e outras doenças. O recolhimento, feito inicialmente pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), começou pelas quadras 700 da W3 Sul. A partir da próxima semana, o serviço passa a ser executado por empresas contratadas por licitação em todo o Distrito Federal.

Na última sexta-feira (19), a Novacap anunciou a contratação de empresas para o recolhimento de restos de podas e galhadas | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

A ação emergencial conta com cerca de 20 trabalhadores e apoio de três pás-carregadeiras de porte pequeno e dez caminhões caçamba. Cada caminhão tem capacidade para aproximadamente 12 metros cúbicos de resíduo. Após a coleta nas quadras 700 Sul, máquinas e funcionários seguirão para as quadras 500 Sul e outras regiões.

?O chefe do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Novacap, Raimundo Silva, ressalta a importância da coleta dos resíduos para a saúde pública. “Esse é mais um esforço para o combate à dengue, já que pode haver o acúmulo de água parada onde tem resíduo verde”, pontua.

?Na última sexta-feira (19), a companhia anunciou a contratação de empresas para o recolhimento de restos de podas e galhadas. A operação terá um custo anual de R$ 11.887.655,80 e será dividida em seis lotes, abrangendo todas as regiões do DF. A Novacap planeja iniciar com 14 frentes de coleta diária, em coordenação com as administrações locais para determinar pontos de coleta e cronogramas otimizados.

[Olho texto=”A coleta de resíduos verdes e outros serviços, como poda de árvores e construção de calçadas, pode ser solicitada pela Ouvidoria-Geral do Distrito Federal” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

?Os galhos e outros materiais vegetais recolhidos serão triturados e levados ao Viveiro II da companhia, onde serão transformados em compostos utilizados em canteiros ornamentais, áreas verdes e no apoio a pequenos produtores rurais. A medida vale tanto para a operação emergencial quanto para a coleta feita pelas empresas contratadas.

?O chefe do DPJ afirma que a população deve ser conscientizada sobre a frequência e o local adequado para o despejo do resíduo. “Teremos uma reunião com os administradores regionais para falar sobre o descarte, que deve ser feito de forma organizada em um local acessível para os caminhões. Esses veículos não podem subir nas calçadas, já que são muito pesados. Também é importante que as pessoas coloquem o resíduo na rua na véspera da coleta, para que não fique exposto na rua”, salienta Silva.

Feedback

O recolhimento dos galhos e podas tem sido bem recebido pela população. O aposentado Fernando Torres, 58 anos, acredita que o acúmulo de resíduos prejudica as paisagens da cidade. “Como eu só ando a pé por aqui, reparo muito no nosso bairro. O pessoal deixa os galhos nas calçadas e fica ruim para o pedestre”, diz. “Essa ação é muito boa, vai deixar a cidade mais bonita e ainda serve para evitar novos pontos do mosquito da dengue”, completa.

A ação emergencial conta com cerca de 20 trabalhadores e apoio de três pás-carregadeiras de porte pequeno e dez caminhões caçamba

Para o agrimensor Hugo Henrico França, 30, a retirada de resíduos verdes é uma forma de evitar o descarte irregular de lixo. “O pessoal costuma deixar uns montinhos de galhos por aqui e já aconteceu de vir alguém e atear fogo. Também já vi gente jogando lixo perto de onde tem os galhos amontoados”, alerta. “É muito positivo que tenha essa atenção ao bairro, é um cuidado importante”.

Participe!

A coleta de resíduos verdes e outros serviços, como poda de árvores e construção de calçadas, pode ser solicitada pela Ouvidoria-Geral do Distrito Federal, no site ou, ainda, pelo telefone 162.

As administrações regionais também recebem demandas da população em relação à infraestrutura das cidades, como no caso de queda de galhos, entupimento de bueiros e bocas de lobo, e mais. Veja aqui o endereço e o contato de cada uma.

22/01/2024 - Operação de recolhimento de resíduos vegetais começa pelo Plano Piloto