24/01/2024 às 15:41

Auditores da CGDF ministram curso de formação de novos concursados

Aulas dos auditores de controle interno do GDF vão até 2 de fevereiro

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Os auditores de controle interno da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) estão ministrando o curso de formação dos auditores do Governo do Distrito Federal aprovados no concurso de 2023. No total, 10 auditores da CGDF estão sendo instrutores em aulas com temas variados, entre eles, auditoria de pessoal, de obras, de parcerias e transferências, gestão de riscos e programas de integridade e sistema SAEWEB. As aulas vão até 2 de fevereiro.

Nesta terça-feira (23), os 233 aprovados puderam compreender melhor como são feitas as auditorias em obras públicas do GDF com o auditor de controle interno da CGDF e diretor de Auditoria de Obras e Serviços de Engenharia da Controladoria, Rafael Simões. “Está sendo muito gratificante porque eu me lembro de quando eu estava no lugar deles, há alguns anos e realmente é muito bom estar deste lado agora, podendo passar um pouco do conhecimento que adquiri ao longo desses seis anos de carreira. Ao mesmo tempo está sendo um desafio, principalmente por ministrar um curso para mais de 200 pessoas”, afirma Rafael.

Os 233 aprovados puderam compreender melhor como são feitas as auditorias em obras públicas do GDF | Fotos: Divulgação/ CGDF

O subcontrolador de Controle Interno da CGDF, Rodrigo Ramos, explicou que cerca de metade dos participantes vieram de outros estados. “Esse curso de formação é a quinta e última etapa do concurso público para auditores de controle interno do GDF. São 160 horas de curso e a ideia é dar uma noção geral de todas as áreas de atuação e das competências que são exercidas pela carreira. A interação entre os participantes e os nossos auditores está sendo muito boa. Ensinar tem um peso diferente. Para alguns auditores da CGDF, que já são instrutores da Escola de Governo (Egov), por exemplo, é mais tranquilo, mas para outros que nunca deram aula está sendo um desafio”, comenta.

Aprovados

Luana Camila Fernandes Alves estuda desde 2015 e veio de Pouso Alegre (MG) para fazer o curso de formação

Bruno Rolim Maciel conta que durante o período em que se dedicou aos estudos para o concurso público sempre contou com o apoio da família e dos amigos, mas que, mesmo assim, foi um período mais solitário, de reclusão. “Esse concurso foi bem extenso, com várias etapas. A gente vem desse processo todo sozinho e agora é bem proveitoso curtir a integração com os colegas que foram aprovados. Além de ter esse contato com os professores, que são auditores da carreira. Estou gostando bastante, os professores são muito preparados, conhecem bastante sobre o GDF, sobre todo o processo, tanto de auditoria, quanto de orçamento e planejamento. Então a gente está tendo uma visão ampla da carreira”, conta.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Luana Camila Fernandes Alves veio de Pouso Alegre (MG) para fazer o curso de formação. Ela estuda desde 2015 e agora, está realizando um sonho: “Estou muito feliz de ter passado em um concurso tão bom como este. O curso de formação está sendo bem difícil, bem desafiador. Mas estamos dando o nosso melhor em mais esta etapa, principalmente para a gente entrar mais preparado para o trabalho. A minha expectativa em ser nomeada logo é grande.”

O instrutor e auditor de controle interno da CGDF, Rafael Simões, concorda com a expectativa de Luana: “Estou animado com a chegada desses novos colegas. A gente está precisando bastante de ampliar a equipe, principalmente na área de auditoria de obras”.

*Com informações da CGDF