25/01/2024 às 16:56

Gestores debatem plano para otimizar tratamento de pacientes com dengue

Objetivo é estabelecer o fluxo de atendimento dos casos moderados da doença, que necessitam de hidratação e reavaliação dos sintomas

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Nesta quarta-feira (24), a superintendência do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) se reuniu com os gestores da Superintendência de Saúde da Região Sul e da Unidade de Pronto Atendimento do Gama para tratar do referenciamento de pacientes devido ao aumento expressivo de casos de dengue em todo o Distrito Federal.

Entre os assuntos mais debatidos estava o crescente número de pacientes com dengue tipo C, considerada moderada e que, geralmente, necessita de atendimento médico para hidratação e reavaliação posterior dos sintomas.

A iniciativa visa estabelecer o fluxo de atendimento dos casos moderados da doença | Foto: Divulgação/Iges-DF

“O que assusta neste ano é que a dengue está com o perfil diferente dos anos anteriores. Os pacientes apresentam sintomas um pouco mais fortes, o que faz com que a gente classifique-os como amarelo ou laranja”, avalia o gerente de Emergência do HRSM, Felipe Augusto Oliveira.

Focados em dar resolutividade e desafogar as portas de entradas tanto do pronto-socorro do HRSM quanto do Hospital Regional do Gama (HRG) por estes pacientes, os gestores debateram o fluxo de atendimento que tem ocorrido e discutiram estratégias mais efetivas.

[Olho texto=”Com relação aos estoques de medicamentos e insumos para atender pacientes com dengue, todos os gestores afirmaram que estão com estoques em dia para suportar todo o período de sazonalidade da dengue” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Precisamos melhorar o referenciamento dado destes pacientes nesta sazonalidade da dengue. Se o paciente é azul ou verde, não tem porque ele ser atendido no hospital ou na UPA, ele precisa ser atendido nas unidades básicas de saúde para que as UPAS e tendas sejam exclusivas para pacientes amarelos”, avalia a superintendente do HRSM, Eliane Abreu.

Como medida imediata para melhorar o suporte nos atendimentos, a gestora informou que o laboratório do HRSM irá ajudar atendendo parte da demanda de exames e vai receber os exames dos finais de semana coletados nas unidades básicas de saúde. Além disso, o hospital vai disponibilizar um técnico de enfermagem para coletar os exames de sangue dos pacientes que estão na tenda da dengue e levar até o hospital durante a semana.

O superintendente da região Sul, Willy Pereira Filho, destacou que a Secretaria de Saúde disponibilizou o pagamento de TPD (horas extras) para aumentar as equipes hospitalares e das unidades básicas de saúde.

“Vamos tentar atender todos os pacientes classificados com azuis e verdes nas UBSs e evitar que ele vá até o pronto socorro dos hospitais ou das UPAs sem necessidade. Também estamos com horário estendido nos finais de semana em UBSs do Gama e de Santa Maria”, afirma.

Com relação aos estoques de medicamentos e insumos para atender pacientes com dengue, todos os gestores afirmaram que estão com estoques em dia para suportar o período da dengue.

*Com informações do Iges-DF