25/01/2024 às 13:15

Novas árvores do Parque da Cidade terão identificação por QR Code

Ferramenta digital permitirá que frequentadores acessem virtualmente informações científicas e curiosidades sobre cada espécie plantada na área onde ficava o Bosque dos Pinheiros

Por Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

As árvores recém-plantadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) no Bosque dos Pinheiros, no Parque da Cidade, serão identificadas por QR codes. Além da identificação, os códigos também trarão informações científicas e curiosidades sobre cada espécie nativa do Cerrado implantada no maior parque urbano da América do Sul. O início do plantio foi nesta quinta-feira (25), com a presença do governador Ibaneis Rocha.

Etiquetas de classificação ajudam a promover mais interesse da população em conhecer as espécies | Foto: Divulgação

Os frequentadores terão à disposição uma gama de dados sobre cada árvore, incluindo nome científico, sinonímia botânica, família biológica, nomes populares, tipo de crescimento, época de floração e colheita dos frutos, além de peculiaridades únicas de cada espécie.

Projeto-piloto

Os serviços de plantio das mudas são executados por equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). “A nossa ideia é trazer esse contato, esse interesse da população por conhecer melhor as espécies que estamos plantando no Parque da Cidade”, enfatiza o engenheiro florestal Tiago Alencar de Araújo.

Segundo o servidor da Novacap, o modelo já é adotado em outros estados e será executado no parque como projeto-piloto. “Nosso diferencial para as outras unidades da Federação está na proporção, uma vez que pretendemos fazer a implementação em larga escala desses QR codes, expandido para todas as árvores da capital”, explica.

Há, ainda, a previsão de adicionar outras funções. “Daqui a uns anos, quando a tecnologia estiver bem-consolidada, o objetivo será incorporar outras funcionalidades ao código, permitindo, por exemplo, agendar serviços de poda de árvores, se necessário”, adianta o engenheiro.

Valorização do Cerrado

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Em agosto do ano passado, o GDF iniciou a supressão dos pinheiros espalhados pelo Parque da Cidade. A ação foi o pontapé inicial no processo de retomada do projeto original de paisagismo do parque, elaborado por Roberto Burle Marx (1909 – 1994), referência no paisagismo modernista no Brasil.

Os pinheiros do parque tinham mais de 40 anos. Por não serem nativos do Cerrado, as espécies têm uma vida útil menor e uma presença prejudicial ao ecossistema. Após a retirada, espécies típicas e outras adaptadas ao bioma do DF serão plantadas no local.

Ao todo, estão sendo plantadas 300 árvores de 11 diferentes espécies nativas do bioma. Veja abaixo a relação completa. 

? Pequizeiro – 6 mudas

? Pitangueira – 7 mudas

? Pau-brasil – 18

? Louro-pardo – 25

? Mutamba – 20

? Ipê-branco – 45

? Ipê-roxo – 40

? Ipê-rosa – 30

? Ipê-amarelo-peludo – 40

? Ipê-caraíba (amarelo) – 50

? Fisocalima – 19