26/01/2024 às 14:48, atualizado em 26/01/2024 às 14:52

Exército entra na luta contra a dengue no DF

Trezentos militares, duas ambulâncias, 30 camas e 15 motoristas serão fornecidos pelo componente das Forças Armadas no combate à doença

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

O Exército Brasileiro vai apoiar o combate à dengue no Distrito Federal. O braço das Forças Armadas vai enviar 300 militares para apoio nas ruas, duas ambulâncias, 15 motoristas e 30 camas de campanha.

Serão duas turmas de militares com 150 profissionais cada destacados para a força-tarefa que serão treinados para as visitas domiciliares | Foto: Arquivo/Agência Saúde-DF

Os militares destacados para a força-tarefa serão treinados para as visitas domiciliares. Serão duas turmas com 150 profissionais cada. Este reforço é acompanhado de duas ambulâncias, equipadas com enfermeiro, técnico de enfermagem, motorista e padioleiro. Elas serão utilizadas para transportar pacientes das tendas de acolhimento a unidades hospitalares.

Além disso, 15 motoristas serão treinados pela Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) para aplicação do inseticida de ultrabaixo volume (UBV), o fumacê, nas ruas. Por fim, o Exército vai ceder 30 camas para uso da Secretaria de Saúde (SES-DF) nas nove tendas de acolhimento à população espalhadas pelas cidades do DF.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Na quinta-feira (25), o Governo do Distrito Federal (GDF) decretou situação de emergência na saúde pública em virtude do risco de epidemia de dengue e outras arboviroses. Com a medida, o governo ganha agilidade para tomar as medidas administrativas necessárias para conter a doença, em especial a aquisição de insumos e materiais e a contratação de serviços.