07/02/2024 às 17:59

Zoológico recebe casais de mutum-de-alagoas em iniciativa de conservação

Animais vieram do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu (PR), que teve êxito em reproduzir essa espécie rara que é considerada extinta na natureza

Por Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília recebeu, nesta quarta-feira (7), dois casais de mutum-de-alagoas, uma espécie considerada extinta na natureza (EW – abreviação de Extinct in the Wild) pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Os animais vieram do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu (PR), que teve êxito em reproduzir essa espécie rara.

“O mutum-de-alagoas é um símbolo da luta pela conservação da biodiversidade, sendo classificado como extinto na natureza devido à destruição do seu habitat e à caça excessiva”, segundo o diretor-presidente do Zoológico, Wallison Couto | Foto: Divulgação/Zoológico

A transferência dos mutuns-de-alagoas para o zoológico da capital brasileira ocorre conforme as diretrizes estabelecidas pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Cemave/ICMBio) e pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab). Essas organizações estão profundamente envolvidas no Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves da Mata Atlântica, esforçando-se para salvar espécies ameaçadas como o mutum-de-alagoas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“O mutum-de-alagoas é um símbolo da luta pela conservação da biodiversidade, sendo classificado como extinto na natureza devido à destruição do seu habitat e à caça excessiva. No entanto, graças aos esforços de instituições como o Parque das Aves e o Zoológico de Brasília, existe uma esperança para a conservação dessa espécie”, comentou o diretor-presidente do Zoológico de Brasília, Wallison Couto.

A chegada dos dois casais de mutum-de-alagoas ao Zoológico de Brasília representa um marco importante na missão de salvar espécies ameaçadas de extinção. Sob os cuidados dedicados dos especialistas em conservação do zoológico, espera-se que esses animais prosperem e, eventualmente, possam contribuir para programas de reprodução. A iniciativa de transferência desses mutuns-de-alagoas mostra a importância da cooperação entre instituições de conservação e zoológicos na proteção da vida selvagem.

*Com informações do Zoológico