08/02/2024 às 19:52, atualizado em 08/02/2024 às 20:12

Operação retira 480 toneladas de lixo no Jóquei Clube e em Vicente Pires

A ação faz parte do mutirão de limpeza promovido pelo GDF para conter possíveis focos do mosquito da dengue na região administrativa. Os trabalhos se estenderão até domingo (11)

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Uma operação promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF) recolheu, nesta quinta-feira (8), 480 toneladas de lixo em áreas de descarte irregular de Vicente Pires. Foram retiradas 180 toneladas de entulho no Jóquei Clube às margens da pista marginal, com o apoio de 12 caminhões, e mais 300 às margens da DF-001, no sentido Brazlândia.

“Só hoje nós tivemos duas ações de combate ao descarte irregular na cidade, mas não terminou. Isso é só o começo. Vamos continuar a operação na sexta, no sábado e no domingo em outras áreas de Vicente Pires e da 26 de Setembro”, anuncia o administrador regional substituto, Gil Cardoso.

480 toneladas de lixo em áreas de descarte irregular de Vicente Pires foram recolhidas nesta quinta-feira (8) | Foto: Divulgação/GDF Presente

O trabalho integra o mutirão de limpeza que seguirá na Região Administrativa de Vicente Pires até domingo (11) como uma das ações do Dia D de Combate à Dengue que reforça a mais nova edição do GDF Mais Perto do Cidadão, que ocorre entre esta sexta (9) e sábado (10) no estacionamento da administração regional.

Para reforçar os serviços, foram cedidos pela Secretaria de Governo (Segov) 40 caminhões e 10 pás mecânicas. Também estão envolvidos servidores da administração regional, do Serviço de Limpeza Urbano (SLU), da Secretaria de Proteção à Ordem Urbanística (DF Legal), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), da Vigilância Ambiental, do Polo Central do GDF Presente e do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Já atuamos constantemente na cidade. Mas essa é uma ação maior, que é importantíssima, porque precisamos combater os possíveis focos do mosquito da dengue na região que tem tido muitos casos da doença. Também estamos fazendo uma campanha de conscientização da população, que tem dado uma resposta positiva”, completa.

Desde janeiro, o GDF intensificou as ações de erradicação de áreas de descarte irregular de lixo na cidade. O objetivo é diminuir os focos de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. O governo também reforçou as operações de fiscalização visando autuar e multar os envolvidos com a infração.

08/02/2024 - Operação retira 480 toneladas de lixo no Jockey Clube e em Vicente Pires