09/02/2024 às 16:06, atualizado em 11/03/2024 às 19:43

Conscientização e respeito são temas de campanha de Carnaval

Materiais, como cards e vídeos, estão sendo publicados nas redes sociais nesta semana e seguem até os dias de folia

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Com objetivo de chamar atenção sobre a importância do respeito à diversidade, ao combate à violência de gênero, à prevenção criminal e aos cuidados no trânsito, a Secretaria de Segurança Pública do DF iniciou nesta semana uma campanha de conscientização voltada para o Carnaval 2024. As forças de segurança aderiram à campanha e também produziram material com orientações e dicas para os dias de folia.

São cards e vídeos com diferentes temáticas que movimentam as redes sociais, que seguem a campanha lançada pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

As forças de segurança aderiram à campanha e também produziram material com orientações e dicas para os dias de folia | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“Aproveitamos essa festa, que é de todos, para ressaltar orientações que, na verdade, são importantes durante o ano inteiro. Contamos, ainda, com o apoio de cada uma das forças para produção de materiais com foco no respeito à mulher e à prevenção da violência contra esse público, que é uma pauta prioritária para todos nós”, explica o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “Além da divulgação em nossos canais, o material poderá ser utilizado por organizadores de blocos e administrações regionais, para atingirmos o maior público possível com dicas, orientações e canais de denúncia, caso seja necessário”, completa Avelar.

As equipes de comunicação de cada um dos órgãos – SSP-DF, polícias Civil e Militar do DF (PCDF e PMDF), Departamento de trânsito (Detran-DF) e Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) – alinharam as temáticas e se uniram para que a campanha fosse ainda mais abrangente.

Arte: SSP-DF

“A campanha conjunta, com as orientações e dicas mais essenciais para esse período, é um complemento importante ao trabalho que a segurança pública realizará, em suas várias frentes, nos dias de carnaval. Campanhas publicitárias preventivas desempenham um papel crucial durante esse período, pois sensibilizam a população sobre o comportamento responsável, que ajudam a reduzir acidentes, violência, prejuízos e, por outro lado, garantem uma celebração mais consciente e segura para todos”, ressalta o chefe da Assessoria de Comunicação da SSP-DF, João Roberto.

Ocorrências

Os registros de ocorrência podem ser efetuados em qualquer delegacia nas regiões administrativas, nas unidades dedicadas ao atendimento da mulher – a Deam I fica na Asa Sul e a Deam II está localizada no centro de Ceilândia -, ou ainda por meio da Maria da Penha Online. Este foi um dos temas abordados até agora pela PCDF.

“O foco da campanha é duplo: primeiro, visa educar e alertar a população sobre os riscos associados ao consumo excessivo de álcool e outras substâncias, que podem levar a comportamentos de risco e aumentar a vulnerabilidade a crimes. Segundo, concentra-se na prevenção e repressão de violências e delitos específicos, como assédio sexual, furtos, roubos e brigas, que historicamente apresentam um aumento nessa época do ano”, pontua o chefe da Assessoria de Comunicação da corporação, Lúcio Valente.

O respeito à mulher é outro tema que será abordado durante o carnaval. A Delegacia Móvel estará presente em todos os dias de folia na Cidade da Segurança, que será instalada no estacionamento norte da Torre de TV, em frente ao Setor Hoteleiro Norte. A presença da unidade policial facilitará o registro de ocorrência desta e de outras situações, como é o caso do bloqueio de celulares que também poderá ser feito no local.

Segurança

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O material produzido pela PMDF apresenta cuidados necessários para evitar furtos de celulares, em veículos e no trânsito, envolvendo também dicas de segurança com as crianças, com vídeos sobre identificação infantil. Os militares estarão em blocos infantis nos dias de folia, como no Parque da Cidade, Eixo Cultural Ibero-americano e Setor Comercial Sul.

Trânsito

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) já está nas ruas, desde a última sexta-feira (2), com suas ações de segurança, fiscalização e educação de trânsito. A autarquia trabalha de forma preventiva, a fim de garantir a segurança viária e a fluidez do tráfego para toda a população, quer seja folião ou não. Já está no ar materiais sobre prevenção de acidentes e direção segura.

Hidrate-se

A contribuição do CBMDF tem como foco o alerta para as pessoas se manterem hidratadas, independentemente do horário. A orientação também tem enfoque nas crianças.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF)