Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
09/02/2024 às 15:52, atualizado em 07/03/2024 às 12:23
Com música e decoração de máscaras temáticas, internos do Hospital da Criança aproveitaram uma tarde recheada de criatividade e folia
As crianças internadas no Setor de Oncologia do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) desfrutaram de uma tarde descontraída na quarta-feira (7). Voluntários da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) alegraram o dia de meninos e meninas em um evento que reuniu histórias, música e artes plásticas.
A contadora de histórias Maria Marquis disse, ao final do evento, que conseguir entreter e divertir uma criança com seus contos gera um sentimento de realização e alegria indescritíveis. “Vale mais que dinheiro”, afirmou. “A primeira coisa que todo contador de história deve fazer é observar e sentir”. Além das histórias, as crianças trabalharam a criatividade decorando máscaras carnavalescas.
O grupo Sinfonia da Alegria foi a atração musical da tarde, tocando sucessos como O Sol, de Vitor Kley, e É Preciso Saber Viver, assinada por Roberto Carlos e regravada por vários outros intérpretes. Eventos lúdicos como esse têm um grande impacto no cotidiano dos pacientes, além de funcionarem como uma maneira de permitir que as crianças celebrem o Carnaval, mesmo dentro do hospital.
Integração
“Hoje, ele não queria nem levantar da cama; quando chegou lá, já começou a participar e interagir com as histórias”, contou Regina de Araújo, mãe de Edward, 8, que se trata no HCB. “A gente gosta do Carnaval. Tínhamos planos de levá-lo com os irmãos para uma festa; como não pudemos, ele já se divertiu um pouco hoje.”
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
Pai de Nathan, 5 anos, Abraão Bezerra contou que a ação teve impacto positivo na rotina de seu filho e de outros pacientes. “Esse projeto é muito bom para distrair as crianças”, disse. “É a nossa primeira internação, e ele fica um pouco entediado dentro do quarto, mesmo saindo para a brinquedoteca às vezes, então é bom para se divertir. Eu quero até me inscrever para ser voluntário, porque gostei bastante”.
Periodicamente, a equipe do HCB promove atividades que buscam integrar e entreter as crianças. Elaborados pela Supervisão de Pedagogia Hospitalar e Brinquedoteca, esses eventos são cuidadosamente planejados, sempre levando em consideração as particularidades e necessidades de cada criança, a fim de garantir o maior conforto possível.
*Com informações do Hospital da Criança de Brasília