21/02/2024 às 11:05

Agentes de Vigilância Ambiental recém-empossados participam de treinamento 

Entre os assuntos abordados na capacitação, os profissionais receberam orientações sobre abordagem de moradores e a lista completa sobre o que inspecionar no quintal das residências

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Nesta terça-feira (20), a Secretaria de Saúde (SES-DF) promoveu um treinamento para 62 agentes da Vigilância Ambiental (Avas) que tomaram posse após a nomeação publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de 16 de janeiro.

Integrante do grupo que recebeu a capacitação, Lucileide Medeiros Veras lembrou: “Nosso papel é crucial no enfrentamento da dengue. Que as pessoas abram as portas para o nosso trabalho” | Foto: Ualisson Medeiros/Agência Saúde-DF

Na capacitação, entre os assuntos abordados, os agentes receberam orientações principalmente acerca da atuação no combate à dengue: como abordagem dos moradores, preenchimento correto de documentos e boletins e procedimentos necessários durante a inspeção no quintal das residências.

“O apoio desses profissionais terá grande importância, especialmente nesse período crítico pelo qual estamos passando”, ressaltou o gerente de Vigilância de Vetores e Animais Peçonhentos e Ações de Campo da Vigilância Ambiental, Edi Xavier. “Os agentes chegam para fortalecer ainda mais esse trabalho junto à população, aquele de casa em casa.”

O trabalho

Devidamente identificados, os agentes visitam as residências, orientando os moradores a eliminar possíveis focos de mosquito da dengue, quando necessário. Além disso, fazem o tratamento adequado nos depósitos de larvas do Aedes aegypti.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

De uma forma geral, os Avas atuam na prevenção e no combate de epidemias e de pragas. Empreendem ações de campo, educacionais, visitas técnicas e pesquisas, além de trabalhar em programas de saúde ambiental relacionados a fatores biológicos e não biológicos, controle de endemias, zoonoses etc.

Participante do treinamento, Paulo Fernando Gabriel Sobrinho, 37, se manifestou entusiasmado com a capacitação. “Depois do concurso, continuamos a estudar, principalmente nas áreas específicas e em treinamentos”, lembrou. “Devido à situação do país neste momento, o curso de aprimoramento permite que nós, agentes, possamos oferecer um trabalho ainda melhor”.

A técnica de enfermagem Lucileide Medeiros Veras, 43, reforçou a importância do treinamento: “Nosso papel é crucial no enfrentamento da dengue. Que as pessoas abram as portas para o nosso trabalho. Quando entramos [nas residências], às vezes vem a surpresa em um detalhe que a pessoa deixou passar. Como estamos preparados para isso, temos aquele olhar minucioso”.

*Com informações da Secretaria de Saúde