21/02/2024 às 11:34

Licitação da expansão do Metrô em Samambaia é homologada

A homologação é a última etapa antes da assinatura do contrato entre o Metrô-DF e o consórcio vencedor; valor global do investimento é de mais de R$ 319 milhões

Por Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger

Saiu nesta quarta-feira (21) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) a homologação do resultado do processo de licitação para as obras de expansão da linha 1 do Metrô-DF no trecho Samambaia. Em cinco dias, o consórcio vencedor, CG – JFJ, composto pelas empresas CG Construções LTDA e JFJ Tecnologia em Instalações Elétricas, deve apresentar prova de registro do consórcio na Junta Comercial. A próxima etapa é a contratação, seguida da fase de elaboração de projetos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O valor global da licitação é de R$ 319.751.557,44. A linha 1 será expandida em 3,6 km, a partir do atual Terminal Samambaia. No trajeto, serão construídas duas estações, nº 35 e nº 36, nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Centro Olímpico e Paralímpico (COP). Também está prevista a construção de uma subestação retificadora e a implantação dos sistemas fixos referentes à expansão.

O projeto deve beneficiar uma população de 10 mil pessoas. A companhia também está com a licitação da expansão de Ceilândia em andamento. Serão 2,3 km a mais de linha, com duas novas estações, cruzando Ceilândia até próximo à BR-070, na saída para Águas Lindas. As estações serão construídas entre as QNO 5 e 13 e entre as QNO 7 e 15. Projeta-se o acréscimo de 12 mil passageiros por dia.

*Com informações do Metrô-DF