24/02/2024 às 13:02

Revista ‘Com Censo’ completa 10 anos e ganha selo comemorativo

Periódico científico produzido pela Secretaria de Educação contribui para a formação continuada do professor da rede pública de ensino

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O ano de 2024 começou de maneira especial para a Revista Com Censo (RCC), periódico científico da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). A publicação completa 10 anos e a Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape) prevê uma programação ao longo do ano para celebrar uma década de atividades. O intuito de um calendário de ações é vislumbrar quais os caminhos possíveis de aprimoramento e contribuição para a pesquisa e a formação continuada no âmbito do Distrito Federal e do Brasil.

[Olho texto=”“A Com Censo há 10 anos é uma referência, pois com ela podemos trazer o conteúdo de pesquisas científicas para a rede pública de ensino. Tenho orgulho em ver que a Eape contribui não só para o ensino de Brasília, mas sim do Brasil, e por possibilitar que alunos produzam na ciência, principalmente meninas, que antes não eram vistas nessa área”” assinatura=”Maria das Graças, subsecretária da Eape” esquerda_direita_centro=”direita”]

A RCC é um periódico científico da SEEDF que contribui para a formação continuada do professor da rede pública de ensino DF, fortalecendo o letramento científico deste corpo docente e encorajando a produção de pesquisa e disseminação de conhecimento sobre e para educação pública.

“A Com Censo há 10 anos é uma referência, pois com ela podemos trazer o conteúdo de pesquisas científicas para a rede pública de ensino. Tenho orgulho em ver que a Eape contribui não só para o ensino de Brasília, mas sim do Brasil, e por possibilitar que alunos produzam na ciência, principalmente meninas, que antes não eram vistas nessa área”, comenta Maria das Graças, subsecretária da Eape.

Selo

Para celebração dos 10 anos da revista, está previsto um calendário de ações ao longo de 2024. O pontapé foi dado com o evento de lançamento do Selo RCC 10 anos, realizado na Eape, antes do início do ano letivo de 2024, em 16 de fevereiro.

Raquel Moreira, editora-chefe da Com Censo, explica calendário de ações para celebrar os 10 anos da revista | Foto: Mary Leal/Ascom SEEDF

“O objetivo da criação do selo RCC 10 anos é termos uma marca que represente toda a trajetória da Com Censo e divulgar as publicações da revista. Faremos uma exposição com as capas das edições, com artistas da secretaria e convidados. Além de um seminário com professores e minirrodas de leitura nas escolas”, conta Raquel Moreira, editora-chefe da Com Censo.

Crescimento

A criação do selo RCC 10 anos é uma ação de fortalecimento e de memória sobre a Revista Com Censo, criada em 2014. O selo tem o traço inspirado na logo do periódico e visa celebrar, mas também sinalizar, a importância de potencializar e promover a longevidade da publicação para os próximos anos, marcando o atual momento da RCC diante dos desafios na produção de conhecimento no campo da educação e das oportunidades vindouras.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Um exemplo a ser mencionado é a classificação B1 que a RCC obteve no último quadriênio de avaliação do Qualis Periódicos, da CAPES, o que demonstra o crescimento do uso da revista como veículo de divulgação científica nacional, em relação ao quadriênio anterior.

O selo será aplicado em vários suportes e mídias de modo a celebrar os 10 anos da revista ao longo de 2024 e fará parte de todas as peças de divulgação da RCC e nas mídias em geral por meio das quais as pessoas poderão acessar e conhecer o histórico da publicação e a programação das atividades de celebração ao longo do ano.

*Com informações da SEEDF