27/02/2024 às 12:58

Inaugurada sala de convivência na UTI pediátrica do Hospital de Base

Novo espaço proporciona conforto para acompanhantes de crianças internadas

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Na luta diária pela saúde das crianças internadas na UTI pediátrica, um novo capítulo se abre com a inauguração da sala de convivência do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). Mais do que um espaço físico, trata-se de um refúgio pensado especialmente para oferecer conforto aos acompanhantes durante esse período delicado. 

Nova sala foi construída com participação de toda a equipe do hospital, além de colaboradores | Foto: Divulgação/IgesDF

“A ideia surgiu da necessidade de proporcionar um ambiente mais acolhedor e humano para aqueles que passam horas ao lado de seus filhos em tratamento”, resume o médico Abdias Aires, chefe da UTI pediátrica do hospital.

Trabalho conjunto

O projeto tomou forma a partir da colaboração entre diferentes áreas. Juntamente com profissionais da terapia ocupacional e de assistência social, a equipe de psicologia uniu esforços para concretizar a iniciativa. “Cada membro contribuiu com ideias na construção desse espaço que visa ressignificar o ambiente hospitalar”, afirma a terapeuta ocupacional Fernanda Rocha.

A mobilização não parou por aí. A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama doou os móveis necessários, garantindo um ambiente funcional e acolhedor. Mesas, cadeiras e armários com chaves para guardar pertences pessoais compõem um espaço agradável em meio à rotina hospitalar. 

[Olho texto=”“É um gesto de humanização em um ambiente muitas vezes marcado pela dor e fragilidade” ” assinatura=”Abdias Aires, chefe da UTI pediátrica do Hospital de Base” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A colaboração da equipe de manutenção também foi importante. A Associação Amigos do Base promoveu um coffee break para a inauguração da sala, preparando também lembrancinhas para os acompanhantes. Essas contribuições destacaram a importância de a comunidade apoiar iniciativas para melhorar a experiência dos pacientes e seus familiares durante o período de internação.

Conforto para todos

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

 “Acreditamos que o bem-estar dos acompanhantes impacta diretamente a recuperação das crianças”, reforça a psicóloga Rute Silveira. “É um gesto de humanização em um ambiente muitas vezes marcado pela dor e fragilidade”, afirma Abdias Aires.

Em breve será lançada uma biblioteca itinerante, com oferta de livros tanto para os acompanhantes quanto para as crianças internadas. Essa contribuição visa trazer um pouco de entretenimento para aqueles que enfrentam essa jornada. “É gratificante poder oferecer algo melhor para aqueles que confiam em nós durante momentos tão difíceis”, avalia o chefe da UTI pediátrica do Hospital de Base.

*Com informações do IgesDF