27/02/2024 às 14:56, atualizado em 05/03/2024 às 17:02

Iniciativa oferece curso de alfabetização e educação de jovens e adultos

Novacap inicia projeto para incentivar que seus colaboradores voltem e terminem os estudos

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Há 43 anos na Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o motorista José Divino da Paixão, 69, tem um sonho: formar-se em direito e tornar-se advogado. Na manhã desta terça-feira (27), ele deu o primeiro passo: foi um dos 37 trabalhadores da empresa que retomaram os estudos por meio do projeto Saber sem Idade. A iniciativa oferece cursos de alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA), adaptados para atender às necessidades de cada participante.

“A maior felicidade da minha vida é aprender. Eu precisei me afastar dos estudos há muitos anos, mas nunca parei de tentar saber sobre tudo. Agora, é minha chance de ter um documento formalizando isso para que eu possa voar mais alto”, comemorou José Divino.

As aulas ocorrem até duas vezes por semana durante 18 meses, sendo 20% presenciais e 80% em formato de educação a distância | Foto: Divulgação/Novacap

Entre os estudantes, ainda há dez analfabetos e a maioria com formação básica mínima (série iniciais). “A Novacap está em uma caminhada para se transformar na principal empresa pública de infraestrutura do Brasil. Estamos investindo em modernização e avanços tecnológicos. Porém, nada disso adianta se não investirmos na capacitação e qualificação de nosso pessoal. Nada supera o valor de uma equipe de trabalho com conhecimento”, enfatiza o presidente da companhia, Fernando Leite.

As aulas ocorrem até duas vezes por semana durante 18 meses, sendo 20% presenciais e 80% em formato de educação a distância. O curso é gratuito para todos os colaboradores, incluindo empregados, familiares, terceirizados e afins, e obedece à grade curricular dos níveis de educação básica do Brasil: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências da tecnologia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Escola Corporativa

Lançada no fim do ano passado, a Escola Corporativa da Novacap é um programa da companhia que promove qualificações e capacitações para os empregados da empresa. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Sistema Social da Indústria (Sesi), e tem com o objetivo incentivar os colaboradores a continuarem estudando.

“Fizemos um levantamento das necessidades e das competências que os funcionários precisam e, com base nisso, vamos estruturar futuros projetos”, explica a coordenadora da Escola Corporativa, Kamila Ferreira.

A próxima etapa é a implantação do projeto Semeando o Saber. Essa iniciativa vai buscar, dentro da própria Novacap, pessoas com talentos ou conhecimentos específicos que se interessem em compartilhar essas técnicas.

*Com informações da Novacap