28/02/2024 às 13:16

UBS 1 do Lago Norte recebe mural comunitário

Iniciativa da Secretaria de Saúde conta com o apoio da artista chilena Catalina Cabrera e da Fiocruz

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Lago Norte se tornou motivo de orgulho para seus frequentadores. O mural de mais de 12 metros de comprimento e quatro de altura chama a atenção de quem passa pela rua e, mais que isso, representa os sentimentos de quem vê aquele espaço como um parceiro para uma qualidade de vida melhor. Conduzida pela artista chilena Catalina Cabrera, a iniciativa vai além do uso de tintas e envolveu a participação da comunidade. “A arte é saúde. Quando você faz arte você abre o coração das pessoas”, destaca a muralista.

Conduzida pela artista chilena Catalina Cabrera, a pintura do mural envolveu a participação da comunidade | Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

Nada naquela parede está ali por acaso. Uma oficina teatral foi realizada com 12 usuários da UBS, quando todos foram estimulados a pensar sobre a importância da saúde como um bem coletivo. Em seguida, houve a criação de um rascunho com base nesses sentimentos. Foi, então, que o mural surgiu, inclusive com a participação de voluntários.

“Vou passar aqui e pensar: ‘participei daquela pintura, que legal!'”, diz Mangala Bloch, moradora do Córrego do Urubu, área rural do Lago Norte, e usuária da UBS 1.

Além de se consultar e pegar medicamentos, ela participa das Práticas Integrativas em Saúde (PIS) oferecidas na unidade. Trata-se de uma série de atividades incluídas no Sistema Único de Saúde (SUS) com foco na integração comunitária e na promoção da saúde, como tai chi chuan, ioga, medicina antroposófica e fitoterapia. Esta última é um dos destaques na UBS 1 do Lago Norte, onde há um Horto Agroflorestal Medicinal Biodinâmico (Hamb) com fitoterápicos ou plantas medicinais utilizados na prevenção e tratamento de doenças, além de produção de repelentes naturais.

Equipe da UBS1 do Lago Norte com a artista chilena e uma participante da oficina de murais. “Utilizamos as PIS para prevenir doenças e promover saúde. A participação da comunidade é essencial”, ressalta a gerente da UBS 1 do Lago Norte, Cristiane Vieira | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

“Utilizamos as PIS para prevenir doenças e promover saúde. A participação da comunidade é essencial. É um momento de cura, de melhora da saúde e de integração”, ressalta a gerente da UBS 1 do Lago Norte, Cristiane Vieira. A gestora conta que esse tipo de oferta tem atraído até pessoas que não costumavam frequentar unidades da rede pública. Com o mural, a expectativa é de promover ainda mais a oferta das práticas. “É um projeto completo. Visa desde melhorar a imagem da UBS quanto integrar a comunidade nesse processo”, avalia.

O gerente de Práticas Integrativas da Secretaria de Saúde (SES-DF), Marcos Trajano, reforça que a rede de 176 UBSs conta com diversas ofertas de PIS, sendo uma política pública já consolidada. “A saúde tem uma perspectiva integral. Temos a vigilância e a assistência se articulando para a redução dos agravos e das doenças. Mas é fundamental lembrar da promoção e da prevenção”, afirma.

A parceria com a artista Catalina Cabrera vai se repetir ainda este mês na UBS 1 do Itapoã. A iniciativa conta com o apoio das superintendências das regiões de saúde envolvidas e da Gerência Regional de Brasília da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Brasília).

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal