05/03/2024 às 13:42, atualizado em 07/03/2024 às 11:04

Inscrições para o próximo Casamento Comunitário começam nesta quinta (7)

Edital publicado hoje (5) no Diário Oficial do Distrito Federal traz cronograma de datas, com previsão da cerimônia para 28 de abril

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

As inscrições para o Casamento Comunitário, programa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), começam nesta quinta-feira (7) e vão até o dia 20. O edital nº 1 publicado no Diário Oficial do DF (DODF) desta terça-feira (5) traz o cronograma da 9ª edição, a primeira de 2024.

Para inscrições, os noivos precisam comprovar que moram no DF e apresentar documentação descrita no item 3.1 (página 67). Eles também devem ter renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, a ser comprovada mediante preenchimento de declaração constante no edital.

Os documentos e declarações devem ser entregues das 9h às 16h30, entre os dias 7 e 20 deste mês, sempre em dias úteis, em um dos seguintes locais:

– Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte);
– Na Hora – Unidade Rodoviária (Rodoviária do Plano Piloto, plataforma inferior);
– Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II);
– Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9).

A Sejus analisará as documentações em 21 e 22 de março e, em seguida, direcionará os candidatos aos cartórios de registro civil. Serão selecionados até 50 casais, por ordem cronológica de inscrição. A data prevista para divulgação dos contemplados é 25 de março, nos canais oficiais da Sejus-DF.

Definidos os casais, haverá um encontro preparatório para um ensaio geral da cerimônia e esclarecimentos sobre o evento, no dia 25 de abril. A primeira edição de 2024 do Casamento Comunitário está prevista para o dia 28 do mesmo mês, em local a ser definido.

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a política pública oferecida por meio do Casamento Comunitário favorece o fortalecimento das famílias e possibilita a realização de sonhos. “É um dia único e emocionante na vida dos casais, que iniciam suas vidas em união com o apoio da Sejus.”

Dúvidas poderão ser sanadas por meio do e-mail: subdhir@sejus.df.gov.br e/ou do telefone (61) 2244-1347/1349. O site da Sejus também fará atualizações em caso de alterações, atualizações ou acréscimos no processo.

*Com informações da Sejus