06/03/2024 às 16:58, atualizado em 06/03/2024 às 18:43

Biblioteca Escolar Comunitária celebra Dia da Mulher com debate e dança

Foram realizadas diferentes ações, como exposições, apresentações e contação de histórias

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Desde o início da semana, a Biblioteca Escolar Comunitária Valéria Jardim (BECVJ) de Taguatinga celebra o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (8). Nesta terça (5), a exposição Mulheres Empoderadas foi aberta como parte da programação. Para representar a liberdade e a reivindicação de direito sobre o próprio corpo, foi realizada ainda uma apresentação artística de dança do ventre.

Ação faz parte de uma semana de eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher | Fotos: Felipe de Noronha/SEEDF

Idealizado pela coordenadora da BECVJ, Sandra Sousa, o encontro abriu o debate sobre empoderamento feminino na sociedade e convocou a comunidade escolar para dialogar sobre os direitos da mulher. “Promover ações que enaltecem o empoderamento feminino é de extrema importância para alcançar a igualdade de gênero e construir uma sociedade mais justa e inclusiva”, destacou a coordenadora da Biblioteca.

No decorrer da exposição, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar depoimentos pessoais e contribuir acerca da temática.

Frequentadoras puderam interagir em painel de empoderamento feminino

“Estas ações contribuem para a construção de modelos positivos para as futuras gerações. Ao verem mulheres bem-sucedidas, independentes e empoderadas, jovens meninas são inspiradas a buscar os próprios sonhos, desafiando padrões de gênero e superando barreiras que antes eram consideradas intransponíveis”, explica Sandra.

Painel

Foi articulado ainda, pelos educadores, um painel sobre mulheres empoderadas na história da humanidade, como Joana D’Arc e Anita Garibaldi. O intuito do painel é reforçar que, em vários espaços diferentes da sociedade, existem mulheres bem-sucedidas e poderosas, que marcaram a história.

O painel traçava uma linha do tempo de conquistas importantes para as mulheres ao longo da história, muitas relacionadas ao direito à educação. Veja algumas datas importantes:

1827: as mulheres reivindicaram o direito de frequentar a escola
1879: as mulheres reivindicaram o direito de ingressar em cursos superiores
1910: o primeiro partido feminino foi fundado
1932: foi conquistado o direito de voto às mulheres
1962: o direito de trabalhar, sem a autorização dos maridos, foi conquistado
2006: foi promulgada a Lei Maria da Penha, que criminaliza a violência doméstica
2015: foi promulgada a Lei do Feminicídio
2018: foi criminalizada a importunação sexual

Bibliotecas Escolares Comunitárias

As Bibliotecas Escolares Comunitárias (BECs), como a BEC Valéria Jardim, são abertas para a comunidade escolar e em geral. São espaços importantes para a realização de diversas atividades pedagógicas e culturais que aproximam a comunidade da escola.

A SEEDF mantém 417 bibliotecas escolares e 8 bibliotecas escolares comunitárias que, além de atender alunos da rede, podem ser usadas pelo público durante todo o dia e à noite em alguns casos. Juntas, as Bibliotecas Escolares Comunitárias têm um acervo de quase 100 mil livros que podem ser consultados e emprestados aos usuários, mediante cadastro.

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)