11/03/2024 às 16:00, atualizado em 11/03/2024 às 20:16

Curso de extensão debate a história da filosofia

Abertas a professores e alunos, atividades presenciais ocorrem durante todo o primeiro semestre letivo da UnDF, sempre no período da tarde

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O Núcleo de Estudos de História Intelectual e do Pensamento Filosófico (NEHIPF) da Universidade do Distrito Federal (UnDF), grupo de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), iniciou as atividades do curso de extensão “A Ideia de Liberdade na História da Filosofia”. Destinado a docentes, discentes e técnicos da comunidade acadêmica da UnDF e de outras universidades, estudantes do ensino médio de escolas públicas e quaisquer interessados no tema proposto, a formação terá certificação de 60 horas de extensão pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXTC). As inscrições seguem abertas e podem ser feitas por meio do link no final da matéria.

Arte: UnDF

O curso percorre historicamente as perspectivas filosóficas de diversos autores da humanidade. “Hoje, tive o privilégio de ministrar a primeira aula para uma turma diversificada e altamente interessada. Acredito que as discussões filosóficas sobre o conceito de liberdade serão profundamente proveitosas, auxiliando os estudantes em suas futuras experiências pessoais, profissionais e acadêmicas”, conta o professor responsável pela formação, Louis Blanchet.

De acordo com Blanchet, o curso oferece a exploração de uma série de textos clássicos da história da filosofia que discorrem sobre o tema ‘liberdade’ em todas as suas dimensões: ontológicas, epistemológicas, éticas e políticas, entre outras.

“O objetivo é capacitar o participante para a leitura de diversos gêneros de textos filosóficos, além de apresentar uma amplo panorama do tema discutido. O método do curso consiste na leitura e debate dos textos. Os participantes terão a oportunidade de realizar a apresentação dos materiais durante as reuniões”, explica o docente.

Aos participantes será facultada a inclusão no Grupo de Pesquisa NEHIPF/UnDF e a colaboração para a organização de outras iniciativas com formato semelhante, segundo informações do professor Blanchet.

Serviço:
Curso de extensão “A Ideia de Liberdade na História da Filosofia”
– Docente responsável: Prof. Dr. Louis F. R. Blanchet
– Reuniões presenciais às terças-feiras
– Horário: 14h às 16h
– Período: 5/3 a 18/6
– Carga Horária: 60h
– Inscrições: podem ser feitas neste link

*Com informações da UnDF