12/03/2024 às 19:31

Hospital Regional do Gama celebra 57 anos de dedicação à saúde

Comemoração realizada nesta terça-feira (12) homenageou servidores mais elogiados pelos usuários

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

O Hospital Regional do Gama (HRG) comemorou, nesta terça-feira (12), o 57º aniversário. Para celebrar a data, a unidade preparou uma programação especial pela manhã, com bolo e serviços de saúde. Além disso, profissionais elogiados pelos usuários por meio da ouvidoria do hospital receberam certificados de honra ao mérito.

Ao longo desses anos, a unidade, uma das mais antigas do Distrito Federal, se tornou referência não só à Região de Saúde Sul (Gama e Santa Maria), como a moradores de municípios de Goiás e Minas Gerais.

Além do DF, o HRG presta assistência a moradores de municípios de Goiás e Minas Gerais | Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

A estrutura foi levantada em 1967 para atender os moradores do Gama. Na época, a população era de aproximadamente 10 mil habitantes e a área física da unidade contava com 40 consultórios e 386 servidores. Na época, eram 1,6 mil pessoas atendidas por mês.

Hoje, a unidade possui cerca de 3 mil servidores e é referência em cirurgias ortopédicas e ginecológicas, cardiologia e tisiologia (parte da pneumologia focada principalmente em tuberculose). Só no último ano, o HRG realizou mais de 136 mil atendimentos nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, ginecologia, obstetrícia, odontologia e traumato-ortopedia. Além disso, foram feitas mais de 4 mil cirurgias eletivas e de urgência.

Reconhecimento

Com 31 anos de atuação no hospital, a enfermeira Gracimone Vasconcelos faz parte da turma de homenageados. “Foi uma surpresa para mim, pois desempenhamos nossas funções acreditando que é parte integrante de nossas responsabilidades. Quando o reconhecimento do usuário chega, traz uma imensa satisfação”, revelou.

A estrutura foi levantada em 1967 para atender os moradores do Gama. Na época, a população era de aproximadamente 10 mil habitantes e a área física da unidade contava com 40 consultórios e 386 servidores. Na época, eram 1,6 mil pessoas atendidas por mês

Representando a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, o assessor especial da Secretaria-Adjunta de Gestão em Saúde, Thiago Martins, destacou que o momento é especial para reconhecer a missão do hospital em servir a população. “A data merece uma reflexão acerca do árduo trabalho realizado pelos servidores. Devemos celebrar a vida e expressar nossa gratidão pelo comprometimento da equipe do HRG no atendimento às comunidades, um importante equipamento público.”

Também presente na celebração, o superintendente da Região de Saúde Sul, Willy Pereira da Silva Filho, ressaltou os avanços no hospital. “Este último ano foi marcado por inúmeras melhorias. O HRG tem crescido bastante, passando por diversas revitalizações. Recentemente, a ala de nefrologia e o pronto-socorro adulto foram completamente revitalizados”, apontou.

O diretor do HRG, Ruber Paulo de Oliveira, parabenizou os homenageados e agradeceu por todos os serviços prestados à população. “Os servidores são fundamentais para o funcionamento deste hospital. Valorizá-los é essencial. Apesar das dificuldades inerentes a qualquer unidade de saúde, a união entre os profissionais faz a diferença”, argumentou.

A solenidade também contou com a presença de Francisco Pinheiro, médico aposentado da SES-DF que esteve à frente das obras de construção do HRG e de outros hospitais da rede.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)