18/03/2024 às 16:12, atualizado em 18/03/2024 às 16:33

Berçário Buriti comemora 2 anos com semana especial para pais e crianças

Brincadeira do “Cabelo Maluco” foi a atração nesta segunda (18). Confira a programação completa

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O Berçário Institucional Buriti do Governo do Distrito Federal (GDF) comemora dois anos com muita festa. Uma programação repleta de atividades para bebês e familiares foi carinhosamente pensada para alegrar a semana. Nesta segunda (18), as atividades começaram com a brincadeira do “Cabelo Maluco”.

O Berçário Buriti, que recebe os filhos de servidoras da administração direta e do Tribunal de Contas do DF, atende 60 crianças com idades entre 6 e 24 meses, oferecendo um ambiente acolhedor e seguro para desenvolvimento infantil inicial | Fotos: Bené Mendonça/Seec

Os pequeninos que frequentam o espaço já vieram de casa com o figurino completo. Um tapete vermelho foi estendido para o desfile de penteados ousados, fantasias e muita criatividade. O primeiro dia de comemoração na creche foi para as grandes celebridades do projeto: os bebês!

Um tapete vermelho foi estendido para o desfile de penteados ousados, fantasias e muita criatividade. O primeiro dia de comemoração na creche foi para as grandes celebridades do projeto: os bebês!

Atualmente, o Berçário Buriti atende 60 crianças com idades entre 6 e 24 meses, oferecendo um ambiente acolhedor e seguro para desenvolvimento inicial infantil. O espaço faz parte do Programa de Atenção Materno Infantil (Proamis), coordenado pela Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida da Secretaria de Economia (SEEC) e fica localizado no térreo do Anexo do Palácio do Buriti. A creche acolhe os filhos de servidoras da administração direta e do Tribunal de Contas do DF.

Após dois anos de funcionamento, a creche é elogiada por todos. “A experiência tem sido maravilhosa. O berçário foi um presente para mim e para tantas outras mães. Me sinto bem segura e tranquila para deixar o Ravi aqui. Ele gosta muito das tias e o coração fica em paz”, avalia a servidora Valéria dos Santos, da Secretaria de Saúde.

“O governador Ibaneis se preocupa com a valorização do servidor público. Nos últimos anos, cerca de 9 mil servidores concursados foram nomeados, fizemos um plano de saúde e ainda foram concedidos os reajustes salariais das categorias”

Ney Ferraz, secretário de Economia

À medida que as crianças completam dois anos, novas famílias são beneficiadas. Até o momento, mais de 150 bebês já foram acolhidos. “Um dos principais objetivos deste espaço, é fortalecer os laços afetivos entre mãe e filho(a) e apoiar a amamentação, muitas vezes desafiada após o término da licença-maternidade”, explica o secretário executivo de Qualidade de Vida, Epitácio Júnior.

“Eu descobri o berçário durante minha licença maternidade. Foi uma surpresa, porque eu não sabia que existia. Graças a Deus, quando eu voltei a trabalhar, eu e meu filho fomos contemplados com a vaga. Pessoalmente, fiquei maravilhada porque é tudo muito lindo, muito grande e acolhedor”, comemora a servidora Renata Alves.

O Berçário Buriti tem como objetivo “fortalecer os laços afetivos entre mãe e filho(a) e apoiar a amamentação, muitas vezes desafiada após o término da licença-maternidade”, reforça o secretário executivo Epitácio Júnior

Ao todo, o espaço conta com quatro salas divididas por idade, além de ter ambiente destinado à recreação, sala para amamentação, fraldário, refeitório, brinquedoteca, ciclo literário, equipe pedagógica e refeições balanceadas com suporte de uma nutricionista.

Para o secretário de Economia, Ney Ferraz, o berçário é mais uma das formas de valorizar o servidor público no dia a dia da administração. “O governador Ibaneis se preocupa com a valorização do servidor público. Nos últimos anos, cerca de 9 mil servidores concursados foram nomeados, fizemos um plano de saúde e ainda foram concedidos os reajustes salariais das categorias”, enumera.

Programação

Ao longo da semana, o berçário contará com uma programação especial. Nesta terça-feira (19), os alunos vão pintar vasos de plantas; na quarta (20), a agenda contempla o plantio de mudas no solário; e na quinta (21), será dia de muita diversão em brinquedos infláveis.

Na sexta, está previsto o encerramento das atividades comemorativas com a presença de autoridades. Já confirmaram participação a vice-governadora do DF, Celina Leão; a primeira-dama, Mayara Noronha; e o secretário de Economia, Ney Ferraz, entre outros. No mesmo dia, haverá quatro oficinas interativas com a participação de pais e filhos.

*Com informações da SEEC

18/03/2024 - Berçário Buriti comemora 2 anos com semana especial para pais e crianças