22/03/2024 às 19:17

Escola rural de Planaltina comemora o Dia Mundial da Água

Brasília Ambiental faz atividade com 40 alunos do Centro de Ensino Fundamental Buriti Vermelho

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

No Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta (22), o Instituto Brasília Ambiental realizou, por meio da Unidade de Educação Ambiental (Educ), ação na Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae). Quarenta crianças, estudantes do Centro de Ensino Fundamental Buriti Vermelho, localizado na área rural do Planaltina, participaram do evento.

O atendimento às crianças foi feito pela educadora ambiental do instituto, Aline Barreto, e pela professora da Secretaria de Educação (SEE-DF) Rosineide Aparecida. Elas explicaram sobre o cuidado ambiental correto que se deve ter com os recursos hídricos e a importância do bioma Cerrado como berço das águas não só para o Distrito Federal como para todo o país.

Alunos aprenderam sobre o cuidado ambiental correto que se deve ter com os recursos hídricos | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

Elas também falaram sobre o fenômeno águas emendadas que dá o nome à unidade de conservação, entre outros temas de grande importância para o desenvolvimento da consciência ambiental dos estudantes.

Aline Barreto conta que os estudantes se deslocaram mais de 60 km para chegar à Esecae e estavam muito animados para conhecer a unidade de conservação. “Eles são da zona rural Café Sem Troco, que fica bem longe da estação. São alunos de uma escola integral. Filhos de chacareiros, muitos têm pais ainda com a cultura da caça. Então, essas características tornaram o encontro muito rico. Eles têm muitas informações sobre o Cerrado para compartilhar. Não vieram só aprender, nós também aprendemos com eles”, ressalta.

A educadora ambiental contou a história Lila e o Segredo da Chuva, que narra a história da garotinha Lila, que vai em busca da chuva para ajudar os moradores de um local onde a água é escassa e é castigado pelo sol e pela seca.

*Com informações do Brasília Ambiental