04/04/2024 às 18:51, atualizado em 04/04/2024 às 19:27

Crédito suplementar é disponibilizado para atender programas para o sistema prisional

Projeto de Capacitação Profissional e Implementação de Oficinas Permanentes, da Seape, é um dos contemplados

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (4) crédito suplementar no valor de R$ 2,7 milhões para programas da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF). Entre as contempladas estão iniciativas como o Projeto de Capacitação Profissional e Implementação de Oficinas Permanentes (Procap) e as oficinas produtivas e permanentes nos estabelecimentos prisionais do DF. O valor disponibilizado é oriundo de convênios firmados com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), órgão do Ministério da Justiça.

O crédito também pode auxiliar projetos de aparelhamento das unidades básicas de saúde no sistema prisional, além de contribuir para o aparelhamento estrutural da inteligência penitenciária.

O Procap qualificou quase mil reeducandos no sistema penitenciário do Distrito Federal desde março do ano passado | Foto: Divulgação/Seape-DF

O Procap

O Procap já qualificou quase mil reeducandos no sistema penitenciário do Distrito Federal. O projeto começou em março de 2023, vinculado à Senappen.

A Seape realizou contrato de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para disponibilizar, desde o início do contrato, mais de 2.400 vagas de capacitação profissional no sistema prisional.

O objetivo é formar o máximo de reeducandos para aumentar a empregabilidade e propiciar o retorno deles à sociedade mais capacitados. A previsão é beneficiar todos os regimes prisionais, desde o regime provisório ao semiaberto.

Além da oportunidade e do aprendizado, os custodiados recebem o benefício da remição. A cada 12 horas de estudo, um dia é subtraído da pena.

*Com informações da Seape