16/04/2024 às 18:21

Profissionais do HCB apresentam tratamentos em fórum sobre imunização

Evento começa nesta quarta e vai abordar cenário epidemiológico de doenças como dengue e sarampo; serão apresentadas experiências exitosas de profissionais da epidemiologia e alergologia

Por Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger

Profissionais do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) participam, nesta quarta (17) e na quinta-feira (18), do VII Fórum de Imunização e IV Fórum de Doenças Imunopreveníveis do Distrito Federal. Organizado pela Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), o evento é voltado a profissionais da Atenção Primária à Saúde e da Vigilância Epidemiológica, ligados às salas de vacinação DF, e a estudantes e professores da área da saúde. A médica coordenadora de imunologia e alergia do HCB, Cláudia Valente, e a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HCB, Larissa Barroso, estão entre os palestrantes.

Fórum vai discutir, nestas quarta e quinta, as iniciativas para vacinação no DF e no Brasil para a prevenção de doenças | Foto: Divulgação/HCB

“A quantidade de alterações nos calendários de vacinação e o volume de novas vacinas incorporadas são muito grandes, então a educação continuada de toda a rede é muito importante. Coordenadores de imunização de outros locais do Brasil também estarão presentes”, afirma Valente.

Ela participa, nesta quarta, de mesa redonda sobre a dengue, abordando a inclusão da vacina contra a doença no Programa Nacional de Imunização (PNI) – o Ministério da Saúde anunciou, em janeiro de 2024, a imunização de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para a médica, o número crescente de casos da doença evidencia a importância do fórum. “Assim como a vacina da dengue, vai haver um foco grande na proteção contra o vírus sincicial respiratório, que causa bronquiolite — que, agora, assola os serviços de saúde do Distrito Federal, lotando as unidades de emergência”, explica.

Realizado no auditório do St. Paul Plaza Hotel, o VII Fórum de Imunização e IV Fórum de Doenças Imunopreveníveis do Distrito Federal também contempla a exposição de experiências positivas: a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HCB, Larissa Barroso, apresenta o trabalho “Engajamento da equipe assistencial na vigilância da Paralisia Flácida Aguda (PFA)” na quinta-feira (18). O cenário epidemiológico de diferentes doenças preveníveis (como sarampo e poliomielite) e as iniciativas para vacinação em escolas também fazem parte da programação do evento.

*Com informações do HCB