19/04/2024 às 16:39

Colaboradores da segurança de festival de música participam de capacitação

Prevenção da violência doméstica foi o tema do encontro, promovido pela Secretaria de Segurança Pública

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Com objetivo de desenvolver ações conjuntas relacionadas à prevenção da violência contra a mulher, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) firmou uma parceria com a empresa Funn Entretenimentos e promoveu uma capacitação dos profissionais que atuarão no Funn Festival.

Colaboradores se reuniram para discutir procedimentos a serem adotados em eventos de grande porte | Foto: Divulgação/SSP-DF

O festival, cuja estrutura abrange um complexo de diversão e arena de shows, será realizado no Parque da Cidade em maio e junho. A estimativa dos organizadores é que o local tenha circulação diária de 14 mil pessoas.

A iniciativa é parte do projeto Empresa Responsável Comunidade + Segura, que tem como objetivo desenvolver ações de prevenção à violência e à criminalidade em parceria com empresas privadas do Distrito Federal.

“A conscientização é a melhor forma de coibir a violência doméstica e também de contribuir para que a sociedade civil saiba atuar na proteção das mulheres”, afirma o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “Num evento como esse, com um número tão grande de público circulando diariamente, precisamos ter pessoas capazes e aptas a contribuir.”

Palestras

Cerca de 40 colaboradores da equipe Posso Ajudar e da área de segurança privada que atuarão no evento participaram da capacitação, com palestras ministradas por representantes da Polícia Civil (PCDF) e da Secretaria da Mulher (SMDF).

“É fundamental que eventos de grande porte, como o Funn Festival, estejam preparados para identificar e agir em situações de violência, e essa capacitação é um passo importante nessa direção”

Regilene Siqueira, subsecretária de Prevenção à Criminalidade

Entre os temas da capacitação estão a descrição dos principais crimes contra a mulher, orientações para acolhimento de mulheres em situação de violência e procedimentos a serem adotados em caso de ocorrência de agressões contra a mulher em grandes eventos, conforme protocolo Por Todas Elas (Lei nº 7.241/23).

Os participantes do treinamento receberam material educativo contendo as legislações referenciadas no treinamento, bem como o Guia Sobre Violência Contra a Mulher, produzido pela Polícia Civil do Distrito Federal.

“É fundamental que eventos de grande porte, como o Funn Festival, estejam preparados para identificar e agir em situações de violência, e essa capacitação é um passo importante nessa direção”, afirma a subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Regilene Siqueira.

Os temas das palestras para os colaboradores foram “Protocolo para atuação em situações de violência contra a mulher em grandes eventos (protocolo Por Todas Elas)”, ministrada pela coordenadora das unidades do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Nuiam), delegada Karen Langkammer; e “Acolhimento de mulheres vítimas de violência e revitimização”,  com a psicóloga Paloma Fernandes, da Secretaria da Mulher.

“Durante a instrução, foram abordadas técnicas de intervenção em conflitos conjugais e casos de crimes sexuais”, detalhou a delegada. “Foi enfatizada a importância do acolhimento e proteção das vítimas, visando garantir sua segurança e facilitar a correta apuração dos fatos.”

O projeto

“Buscamos a união de esforços. Estamos empenhados em trabalhar em conjunto com a sociedade civil para criar ambientes mais seguros e inclusivos”

Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública

O projeto Empresa Responsável Comunidade + Segura tem como objetivo sensibilizar colaboradores de empresas do DF sobre temas da segurança pública. “A nossa ideia é construir legados, e é isso que estamos tentando construir aqui agora, com essas iniciativas”, resume Sandro Avelar. “Nosso objetivo é construir uma sociedade melhor. Isso é absolutamente necessário”.

O trabalho promove a garantia de direitos e liberdades, envolvendo a sociedade civil e setores do governo, com base no enfrentamento qualificado à criminalidade por meio da inteligência tecnológica.

As palestras também podem ser direcionadas a diferentes temas, como combate à violência doméstica e conscientização sobre a importância de não vender bebidas alcóolicas para menores de 18 anos, entre outros eixos.

As empresas interessadas em participar do projeto e garantir o selo Parceiro da Segurança devem preencher um formulário. Em seguida, as equipes da SSP entrarão em contato para confirmar a inscrição no programa.

“Buscamos a união de esforços. Estamos empenhados em trabalhar em conjunto com a sociedade civil para criar ambientes mais seguros e inclusivos”, completa o secretário de Segurança Pública. 

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública