Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
23/04/2024 às 19:45, atualizado em 23/04/2024 às 22:37
Promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), aulas são fruto de parceria entre Conselho Nacional de Secretários de Saúde e especialistas da área
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) marcou presença na aula inaugural do curso promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), “Eficiência nas Redes de Atenção à Saúde”. A capacitação, realizada nesta terça-feira (23), busca fornecer embasamento teórico para a implantação estruturada das redes especializadas em saúde e disseminar boas práticas. Até o dia 28 de junho, auditores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) participam do curso.
”Entregar o cuidado integralizado, efetivo e de assistência contínua precisa de todo um arranjo organizador entre a rede, incluindo saúde digital, farmácia e complexo de regulação, por exemplo”, detalhou a chefe substituta da Assessoria de Redes de Atenção à Saúde (Aras), Carolina Cesar.
Destacando também essa integração, o ministro do TCU Antônio Augusto Anastasia acredita que o cuidado com a gestão dos recursos, em busca de uma boa eficiência, é importante para o bom desempenho. “A Saúde é uma área que tem de ter uma atenção redobrada, porque lida com aquilo que é mais valioso: a vida. A inovação em gestão pública é a saída mais adequada para a eficácia e a eficiência na assistência”.
Fruto de uma parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o médico e consultor especialista no tema Welfane Cordeiro Júnior, o curso faz parte do Projeto Eficiência na Saúde, lançado em 2019 com o intuito de melhorar a eficiência dos serviços de saúde do SUS.
Mudanças
Na aula inaugural, um dos temas mencionados foi a planificação da rede. Segundo o presidente do Conass, Fábio Baccheretti Vitor, trata-se de uma mudança de estrutura e de processos. “A capacitação vem com o intuito de olhar a planificação como algo realmente estruturante. O que estamos lidando é exatamente a mudança e reestruturação dos sistemas”, disse.
No âmbito da SES-DF, a planificação começou pela Região Leste, que engloba Paranoá, São Sebastião, Itapoã e Jardins Mangueiral. O processo tomou como ponto de partida a linha de cuidado de diabetes e hipertensão, avançando para a área materno-infantis. O Centro de Atenção a Diabetes e Hipertensão (Cadh) é um dos resultados da integração.
Já na Região Centro-Sul – Guará, Estrutural/SCIA, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II e Parkway -, a planificação resultou no Centro Especializado em Diabetes, Hipertensão e Insuficiência Cardíaca (Cedhic). Desde 2019, o trabalho foi direcionado a personalizar e otimizar o atendimento de pacientes crônicos.
*Com informações da SES-DF