Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
24/04/2024 às 14:51, atualizado em 24/04/2024 às 20:17
Evento, organizado e desenvolvido pelo Brasília Ambiental e Corpo de Bombeiros do DF, foi promovido por comissão composta por diversos órgãos do poder público
Simulando um acidente com o vazamento de gás cloro, a Comissão Distrital do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (CD-P2R2) realizou, na manhã desta quarta-feira (24), exercícios com o objetivo de aprimorar a preparação e resposta a eventos com produtos perigosos. O treinamento foi organizado pelo Instituto Brasília Ambiental e desenvolvido pelo Grupamento de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar (Gpram/CBMDF) em conjunto com a empresa Ambipar, especializada nesse tipo de situação.
“Trata-se de um evento muito importante, pois as instituições envolvidas tiveram a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos, avaliar e aprimorar suas rotinas no enfrentamento de incidentes dessa natureza”
Ana Carolina Almeida Oliveira, secretária executiva do CD-P2R2
Na ocasião, equipe com 50 pessoas desenvolveu, na sede do Gpram, um acidente fictício com vazamento de gás cloro com oito vítimas. O treinamento proporcionou a verificação e prevenção das ações necessárias no caso de uma ocorrência como essa, como a realização do socorro a possíveis vítimas, a logística da operação e o pós-vazamento.
Durante o evento, o capitão do Gpram, Túlio Colombaroli, explicou que, em eventos como esse, o grupamento inicia a ação de socorro e controle do local e, quando a ocorrência dura mais tempo que o esperado e percebe-se a necessidade de recursos adicionais, o P2R2 é acionado. “Cada órgão tem uma competência que pode nos ajudar em casos de acidentes com produtos perigosos, como o órgão ambiental, verificando a poluição no local, se há necessidade de intervenção e se o meio ambiente foi afetado”, contou o capitão.
Segundo a representante do Brasília Ambiental e secretária executiva do CD-P2R2, Ana Carolina Almeida Oliveira, o simulado serve para o aprimoramento das estratégias e procedimentos utilizados, com o intuito de testar a eficácia dos planos de contingência, a interoperabilidade das equipes e a efetividade das medidas adotadas em casos de acidentes envolvendo produtos perigosos.
“Trata-se de um evento muito importante, pois as instituições envolvidas tiveram a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos, avaliar e aprimorar suas rotinas no enfrentamento de incidentes dessa natureza”, destacou Carolina Oliveira.
A representante da Secretaria de Saúde na CD-P2R2, Analda Lima, explica que “a Vigilância Sanitária verifica se todas as instituições que trabalham com materiais perigosos seguem precisamente todos os normativos para a área”.
O CD-P2R2 é integrado por vários órgãos do poder público e tem como finalidade tornar mais eficaz e efetivo o breve retorno às ocorrências com produtos químicos no Distrito Federal. Participaram ainda do treinamento as polícias Militar (PMDF) e Civil (PCDF), o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob/SSP), Defesa Civil, secretarias de Saúde (SES) e da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), Ministério Público, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
*Com informações do Brasília Ambiental