Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
25/04/2024 às 15:31, atualizado em 25/04/2024 às 15:57
Nesta quinta-feira (25), os casais conheceram a logística e ensaiaram para o grande dia. Primeiro Casamento Comunitário de 2024 será no próximo domingo (28)
Prestes a subir ao altar para o tão sonhado momento do “sim”, os 50 casais que vão selar o matrimônio durante o primeiro Casamento Comunitário de 2024 participaram, nesta quinta-feira (25), do ensaio pré-nupcial, no Museu Nacional da República.
O encontro integra as etapas de preparação para a cerimônia conjunta, marcada para o próximo domingo (28), às 17h30, no Pontão do Lago Sul. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF). Nesta manhã, os noivos conheceram a logística e fizeram um ensaio para o grande dia.
Segundo a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o procedimento é importante por integrar os protocolos tradicionais do casamento. “A grande emoção começou desde a prova do vestido, no início do mês. A cada dia que vai se aproximando da grande data, os casais ficam mais ansiosos, mas com a certeza de que vai ser um dia inesquecível”, afirma.
“Nós estaremos em um dos cartões-postais mais bonitos de Brasília, e é uma forma de mostrar que o Governo do Distrito Federal (GDF) está aqui para cuidar das pessoas e, não só cuidar, como proporcionar experiências”, destaca a secretária.
Realização de um sonho
Na fila do ensaio, o casal Maria de Lourdes Santos, de 43 anos, e Edson Alves Oliveira, 33, narrou a emoção da espera pelo tão sonhado enlace. “Estou muito grata por poder compartilhar com ele um dia tão feliz. Vamos curtir juntos os momentos bons, é a nossa hora de celebrar o amor”, conta a noiva.
“É uma grande felicidade poder realizar o meu sonho, e o dela também. Já estamos curtindo o nosso momento, e é uma sensação muito nova e diferente, até porque eu nunca fui casado na vida. Então vai ser uma experiência muito boa e nova”, completa o brasiliense.
Para a cerimônia, uma grande estrutura de 1.118 metros quadrados está sendo montada. O espaço comporta uma nave para entrada dos casais, palco para o tão esperado “sim”, cadeiras para os convidados e ambiente para fotos do brinde e do corte do bolo. As noivas também terão um dia de beleza, aos cuidados de profissionais do Senac-DF.
Grande momento
A noiva Marilene da Silva, 40, não escondeu a ansiedade. “O momento mais especial acho que vai ser vestir aquele ‘vestidão’ grandão, a coisa mais linda, todo branco. E ver meu noivo de terno e gravata. A hora da aliança também. Tudo vai ser lindo”, comemora.
O companheiro dela, Rodrigo dos Santos, 41, mal pode esperar para cruzar o altar. “Estou doido para amarrar essa noiva, porque o homem não pode ficar sem a noiva dele não”, brinca. “Se ela foi feita pra mim e eu fui feito para ela, vamos logo casar”.
O programa Casamento Comunitário teve início em 2020 e foi instituído por meio do Decreto nº 41.971/2021. Desta vez, 50 casais vão participar da cerimônia. Até o momento, foram realizadas oito edições, com mais de 300 casais beneficiados. Na edição mais recente, ocorrida em dezembro de 2023, 51 noivos se casaram à beira do Lago Paranoá.
Os casais são moradores do DF e têm a oportunidade de oficializar a união gratuitamente. A Sejus subsidia toda a solenidade e arca com custos relacionados a taxas de cartório, produção do casal (roupa e maquiagem) e buquês. Para cada edição, a pasta sela parcerias com a sociedade civil e a iniciativa privada.