26/04/2024 às 18:29

Hospital de Santa Maria promove encontro de cuidadores

Finalidade foi orientar sobre o manejo clínico correto dos pacientes e trocar experiências

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Cuidar de quem cuida ー esta foi a motivação da equipe do Núcleo Regional de Atenção Domiciliar (Nurad) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) ao promover, nesta quinta-feira (25), o primeiro Encontro de Cuidadores. O tema abordado foi o manejo clínico com o paciente.

“Nosso objetivo é sanar as dúvidas que os cuidadores e familiares possuem em situações comuns de cuidados, a fim de diminuir as dificuldades do cuidar. Além disso, ofertarmos um ambiente para a formação de uma rede de apoio, já que todos aqui passam por situações bem parecidas no dia a dia”, explica a chefe do Serviço do Nurad, Maiara Cosme.

O manejo clínico com o paciente foi tema do primeiro Encontro de Cuidadores do HRSM | Foto: Divulgação/ IgesDF

No encontro foram feitas apresentações com instruções sobre manuseio de sondas de alimentação, aspiração, mudança de decúbito do paciente e higienização correta das mãos. Depois, foi realizada uma automassagem ministrada por uma terapeuta ocupacional.

“Este encontro é importante para reforçar este cuidado com os cuidadores, tirar um pouco eles da rotina de cuidar de pacientes, que é bem pesada. Então, foi algo para eles se organizarem, virem até o hospital e sentirem que estamos cuidando deles também porque, assim, eles olham pra eles, conhecem outros cuidadores e dividem experiências”, informa.

“Nosso objetivo é sanar as dúvidas que os cuidadores e familiares possuem em situações comuns de cuidados, a fim de diminuir as dificuldades do cuidar”

Maiara Cosme, chefe do Serviço do Nurad

Segundo Maiara, a pretensão do Nurad é fazer outros encontros, sendo cada um com um objetivo e temática diferentes. “Queremos reforçar algumas técnicas e ajudá-los cada vez mais nesta rotina de cuidados”, afirma. Atualmente, são 33 pacientes atendidos pela equipe do núcleo do HRSM.

Percepção

Luana Bandeira é a cuidadora do pai, Luiz Ivan Bandeira, de 59 anos, que ficou acamado após sofrer um AVC. “Há um ano meu pai é acompanhado pela equipe do Nurad e, desde então, recebemos toda a assistência técnica do cuidado, do olhar clínico e profissional deles. Desde então, facilitou muito nossa vida, inclusive no momento de sair com ele, porque a equipe ajuda a providenciar o transporte próprio. São todos muito atenciosos e cuidadosos até para explicar a situação para mim e para os outros familiares que já são idosos e mais difíceis de lidar”, relata.

Rita de Cássia Figueiredo é cuidadora do filho, Cícero Figueiredo, de 35 anos, desde quando ele nasceu, pois ele teve complicações no parto e diversas sequelas. Ela também adorou a iniciativa do encontro.

“É uma equipe extremamente atenciosa. Meu filho é muito bem assistido, e depois que ele passou a utilizar o oxigênio 24h temos que ter ainda mais cuidados com ele. Só tenho a agradecer pelo trabalho de todos aqui e por este momento tão bom”, agradece.

Para se inscrever, o paciente deve apresentar o perfil de média complexidade domiciliar e ser classificado na modalidade AD2 ou AD3. Essa classificação é feita por meio do preenchimento do Formulário de Avaliação para Atenção Domiciliar (FAAD), que pode ser realizado pela equipe médica durante a internação hospitalar ou pela Unidade Básica de Saúde (UBS).

Caso o paciente não seja encaminhado pela Rede de Atenção à Saúde (RAS), os cuidadores têm a opção de procurar o Nurad do HRSM pessoalmente e preencher uma ficha de solicitação de avaliação.

*Com informações do IgesDF