Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
03/05/2024 às 14:53, atualizado em 03/05/2024 às 15:00
Gestores da SSP-DF participaram do evento e conheceram a estrutura da unidade escolar, que atende 978 alunos pela manhã e à tarde
Alunos do Centro Educacional (CED) 416, de Santa Maria, participaram nesta sexta-feira (3) de uma cerimônia cívica. Gestores da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e representantes das forças de segurança estiveram no evento. A escola, que atende 978 alunos nos turnos da manhã e tarde, é a única do modelo de gestão compartilhada de ensino em Santa Maria. O CED 416, assim como o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 507 de Samambaia e o CEF 5 do Gama, fazia parte do programa do governo federal de escolas militares e foram incorporadas ao modelo distrital em 2023.
“Eventos como este aproximam a segurança pública da comunidade escolar e oferecem uma chance de entendermos a realidade em que vivem. É uma forma de compartilhamento mútuo de experiências”, relata o secretário-executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury. No momento cívico, a banda de música do Corpo de Bombeiros (CBMDF) foi responsável por executar o Hino Nacional.
Subsecretário de Escolas de Gestão Compartilhada, o coronel Alexandre Ferro explicou a importância do evento: “Os momentos cívicos nas escolas de gestão compartilhada são oportunidades para cultuar valores como ética, honestidade, civismo, patriotismo, respeito, responsabilidade e disciplina. Atividades como essa são muito importantes no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo com a socialização e com a disciplina”.
A escola integra o projeto das escolas de gestão compartilhada (EGCs), que é fruto de uma parceria entre SSP-DF e a Secretaria de Educação (SEEDF) para a realização de ações conjuntas. O objetivo é proporcionar uma educação de qualidade, bem como construir estratégias voltadas à segurança comunitária e ao enfrentamento da violência no ambiente escolar, promovendo uma cultura de paz e o pleno exercício da cidadania.
Atualmente, há 16 escolas de gestão compartilhada no Distrito Federal. O modelo tem como fundamento a confiança da comunidade escolar, que garante aos jovens e professores tranquilidade para exercer plenamente as atividades pedagógicas.
Confira abaixo as escolas públicas do DF que participam da gestão compartilhada.
→ Centro Educacional 3 de Sobradinho
→ Centro Educacional 308 do Recanto das Emas
→ Centro Educacional 1 da Estrutural
→ Centro Educacional 7 de Ceilândia
→ Centro Educacional 2 de Brazlândia
→ Centro Educacional Condomínio Estância III, de Planaltina
→ Centro Educacional 1 do Itapoã
→ Centro de Ensino Fundamental 19 de Taguatinga
→ Centro de Ensino Fundamental 1 do Núcleo Bandeirante
→ Centro de Ensino Fundamental 407 de Samambaia
→ Centro de Ensino Fundamental 1 do Riacho Fundo II
→ Centro de Ensino Fundamental 1 do Paranoá
→ Centro de Ensino Fundamental 4 de Planaltina
→ Centro de Ensino Fundamental 507 de Samambaia
→ Centro de Ensino Fundamental 5 do Gama
→ Centro Educacional 416 de Santa Maria.
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF)