09/05/2024 às 18:41

Convocados supervisores e tutores para programas de residência

Secretaria de Saúde divulga lista com profissionais aprovados no processo seletivo lançado no início do ano e que estão designados para cumprirem as funções até 2027

Por Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) divulgou, nesta quarta-feira (8), a convocação dos candidatos aprovados para exercerem as funções de supervisores e tutores em programas de residência médica. As nomeações foram publicadas nas portarias 194, 195, 196 e 197 do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), nº 87/2024, páginas 25 e 26.

Os supervisores e tutores designados foram aprovados em processo seletivo no início deste ano | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Foram designados supervisores para os programas de residência em cardiologia e de cirurgia torácica no Hospital de Base do Distrito Federal, dermatologia no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e do programa de residência multiprofissional em saúde do adulto e idoso, que também recebeu a designação de oito tutores. Todas as designações são válidas até 28 de fevereiro de 2027.

Os profissionais designados foram aprovados no processo seletivo regular para preceptores de ensino dos programas de residência em área profissional de saúde, divulgado em 15 de janeiro.

O preceptor é o profissional que cuida da saúde da população e também tem o compromisso da formação em saúde. Responsável por ensinar tanto a prática como a teoria aos residentes nos cenários de ensino assistenciais da SES-DF, o preceptor supervisiona os médicos residentes em treinamento nos programas de residência, com o objetivo de formar especialistas para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A SES-DF é a instituição executora da Comissão Nacional de Residência em Área Profissional de Saúde do Ministério da Educação. A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (Fepecs) e a Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) são as instituições formadoras responsáveis pelos programas.

*Com informações da SES-DF