10/05/2024 às 17:22

Programa DF Legal nas Escolas leva importância da fiscalização a alunos de São Sebastião

Palestra abordou temas como fiscalização de resíduos, atividades econômicas, obras e edificações; projeto conta com dinâmicas com os estudantes para atividades extracurriculares

Por Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger

Com cara nova para o ano de 2024, a Secretaria DF Legal realizou, nessa quinta-feira (9), no Centro Educacional (CED) Zumbi dos Palmares, em São Sebastião, mais uma edição do programa DF Legal nas Escolas. Participaram do evento 170 alunos do 3º ano do ensino médio.

O palestrante Jansler Aragão conversou com alunos sobre temas como desordenamento urbanístico, fiscalização de atividades econômicas, obras e resíduos | Fotos: Ivonildo Lira/DF Legal

A nova versão do projeto continua com a abordagem simples e clara às ações da pasta, só que incrementada. Foi feita, por exemplo, a inclusão da fiscalização e combate à dengue. “As apresentações foram modernizadas com o objetivo de conscientizar os jovens quanto ao uso correto dos espaços públicos, descarte irregular de resíduos sólidos e sobre água parada nas residências. Ao conscientizarmos os alunos eles acabam levando isso para dentro de casa”, disse Luciano Silvestre da Silva, diretor de Planejamento, Modernização e Valorização do Servidor (Dimov).

O palestrante Jansler Aragão abordou temas relacionados às principais competências da secretaria, como fiscalização de atividades econômicas, obras e edificações, desordenamento urbanístico, além da fiscalização de resíduos.

“Ao conscientizarmos os alunos eles acabam levando isso para dentro de casa”, afirma Luciano Silvestre da Silva, diretor de Planejamento, Modernização e Valorização do Servidor

A ideia, segundo ele, é despertar nos alunos conceitos de cidadania por uma cidade melhor e dentro da lei. “O cidadão e as empresas em geral precisam se conscientizar que, antes de erguer uma construção, precisam checar se a área em questão é regularizada ou não e, se estiver regular, adquirirem as autorizações do poder público. Se todos fizerem a sua parte, inclusive com descarte de resíduos nos locais e horários certos, todos saem ganhando”, disse.

Ao final da palestra foi realizada uma dinâmica de grupo entre os alunos. Os ensinamentos servem de base, também, para que eles realizem trabalhos extracurriculares.

A professora de matemática Thelma Ribeiro aprovou a palestra. “Foi muito esclarecedora, porque trouxe luz e conhecimento a respeito de vários assuntos. Quanto mais jovens tiverem acesso a esse tipo de informação, melhor”, disse.

Já a supervisora pedagógica do CED Zumbi dos Palmares, Aniele Núbia Araújo Mesquita, avaliou que a escola é o lugar propício para o projeto. “Muito em breve esses jovens vão formar novas famílias e, consequentemente, construir suas casas. E que aconteça da forma correta, sem agredir o meio ambiente e sem ter problemas com a regularização, nem com as autoridades”, comentou.

*Com informações da DF Legal