11/05/2024 às 14:07

Ação promove conscientização sobre a importância da higienização das mãos

Iniciativa entre os colaboradores do HBDF em comemoração ao Dia Mundial de Higienização das Mãos busca prevenir infecções hospitalares

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Na esteira das comemorações pelo Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado em 5 de maio, o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) testemunhou uma iniciativa divertida por parte do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (Nucih). O objetivo era promover conscientização de maneira descontraída entre os profissionais de saúde sobre a importância fundamental da higienização das mãos na prevenção de infecções hospitalares.

A equipe do Nucih não economizou esforços para tornar a conscientização uma experiência memorável. Jogos, roletas e quizzes divertidos foram algumas das atividades oferecidas, com brindes para os participantes que demonstrassem conhecimento sobre o tema | Foto: Divulgação/IgesDF

Para a enfermeira Josenalva Batista, colaboradora do Nucih, a lavagem das mãos é um gesto simples, porém importante, na proteção tanto dos pacientes quanto dos profissionais. “A higiene das mãos é um ato que demonstra respeito para com aqueles que buscam atendimento médico”, ressalta.

Durante a ação, a equipe do Nucih não economizou esforços para tornar a conscientização uma experiência memorável. Jogos, roletas e quizzes divertidos foram algumas das atividades oferecidas,com brindes para os participantes que demonstrassem conhecimento sobre o tema. No entanto, foi a simulação realista de assistência ao paciente que mais impactou os presentes, ressaltando de forma prática e vívida a importância da higiene das mãos em ambientes hospitalares.

A assessora da superintendência, Nayara Oliveira, expressou seu entusiasmo pela iniciativa, destacando o compromisso do núcleo e o cuidado dedicado aos pacientes. “Essa ação do Nucih busca informar e inspirar uma cultura de práticas higiênicas entre os profissionais de saúde, reforçando a missão de proporcionar um ambiente seguro e saudável para todos os envolvidos no processo de cuidado hospitalar.”

*Com informações do IgesDF