Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
18/05/2024 às 11:56, atualizado em 18/05/2024 às 17:47
Em sua 29ª edição, evento ofereceu gratuitamente assistência em beleza e bem-estar, testagem rápida de dengue, atendimentos do Na Hora e vacinação
Neste fim de semana, foi a vez da população de Samambaia receber o GDF Mais Perto do Cidadão, que está em sua 29ª edição. Desde a manhã de sexta-feira (17) até as 12h deste sábado (18), os moradores da região tiveram acesso facilitado a serviços essenciais oferecidos pelo governo, em estrutura montada na sede da subadministração da cidade.
Os visitantes contaram com atendimentos do Na Hora, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus) e da Polícia Civil, por exemplo. A Secretaria de Saúde também fez ações de conscientização contra a dengue e disponibilizou testes rápidos e vacinas contra covid-19, influenza e outras doenças. Foram oferecidas, ainda, atividades artísticas e de lazer para adultos e crianças, além de serviços de beleza, totalmente gratuitos. Donos de pets aproveitaram a ocasião para levar cães e gatos para aplicação de vacina antirrábica e consultas.
Nas outras 28 edições, o programa reuniu mais de 200 mil atendimentos. A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, celebra a adesão da população ao evento, pensado para reunir os serviços e atender a população das regiões administrativas.
“O evento já virou uma referência nas cidades que a gente passa. Estamos na 29ª edição e, desta vez, retomamos a parceria com o sistema Fecomercio. O nosso compromisso é esse, crescer a quantidade de serviços e aumentar a capilaridade”, observou a gestora. “Fico muito feliz que as cidades recebem tão bem esse projeto e que a população realmente comparece. É uma felicidade saber que a comunidade interage, participa de um evento que é feito para ela.”
O pedreiro Gilberto Alves de Oliveira, de 65 anos, aproveitou a ocasião para renovar os documentos e realizar uma consulta dentária. Para ele, é uma grande comodidade participar de um evento que reúne os serviços do GDF em um único lugar. “Eu estava esperando essa oportunidade. Estou precisando de tratamento dentário e ajuda bastante saber que consigo resolver tudo em um só lugar. Tanto o documento, quanto o serviço de saúde”, destaca.
A dona de casa Ivonete da Silva Pereira, 54, participou do evento acompanhada da filha, Tailane Silva, de 25 anos, e das netas. As duas fizeram exames de saúde da mulher. “Eu consegui fazer um preventivo contra o câncer de colo de útero e marcar algumas consultas; deu tudo certo, foi muito bom”, conta Ivonete. “Fui muito bem atendida. Nunca tinha vindo antes, mas consegui e estou muito satisfeita”.
As amigas Francisca Monteiro, 43, e Eliana Isidoro, 40, levaram os cachorrinhos para tomar vacina da raiva. “Eu vim vacinar meus dois pets e foi muito rápido, ótimo atendimento. Recomendo todo mundo pra vir participar”, convidou Eliana.
Sobre o programa
Instituído por meio do Decreto nº 44.213/2023, o GDF Mais Perto do Cidadão é estruturado em eixos temáticos transversais, como justiça e cidadania; saúde; cultura e educação; e esporte e lazer, entre outros.
Periodicamente, a Sejus reúne equipes com membros de diversos órgãos do DF e visita uma região administrativa para, durante dois ou três dias, atender a população daquele local.
Desde o início de 2023, o programa já percorreu Sobradinho II, Riacho Fundo II, Samambaia, Brazlândia, Itapoã, São Sebastião, Colônia Agrícola 26 de Setembro, Paranoá, Água Quente, Vicente Pires, Cidade Estrutural, Varjão, Fercal, Ceilândia, Planaltina, Recanto das Emas, Sol Nascente, Santa Maria, Sobradinho, Arapoanga, Plano Piloto.