22/05/2024 às 15:53, atualizado em 22/05/2024 às 17:50

Peritos criminais participam de evento do Maio Amarelo

Profissionais apresentaram um pouco do trabalho que é feito em casos de sinistro no trânsito

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) participou, junto a outras instituições, de um ato público que marca o Maio Amarelo – mês de conscientização pela segurança viária – na Universidade de Brasília (UnB). O evento foi realizado nesta quarta-feira (22) e contou com a presença de peritos da Seção de Delitos de Trânsito do Instituto de Criminalística da PCDF.

Professores e alunos da UnB puderam conhecer mais sobre a carreira dos peritos criminais | Foto: Divulgação/ PCDF

Os peritos apresentaram um pouco do trabalho que é feito em sinistros de trânsito, bem como as inovações tecnológicas que estão sendo incorporadas à rotina da perícia. O público, composto por professores, estudantes e representantes da sociedade civil, teve contato com alguns princípios da criminalística, compreendeu os elementos de análise para reconstrução de um sinistro de trânsito e pôde aprender mais sobre a carreira de perito criminal, que desperta muito interesse em estudantes de graduação.

O Instituto de Criminalística (IC) tem colaborado com o trabalho preventivo desenvolvido pelas instituições de controle e fiscalização de tráfego. Essa preocupação se materializou no Laudo de Inteligência Pericial, um dos elementos que abriu as portas para o convite para o evento.

“O trabalho pericial, por natureza, acontece após os sinistros. Mas é nosso interesse colaborar com frequência na prevenção. Por isso, a PCDF sempre desenvolve estudos voltados a essa ação”, destaca o perito criminal e chefe da Seção de Delitos de Trânsito, Rodrigo Monteiro. Ele explica que, no final de 2023, o IC elaborou um mapeamento que mostra as maiores causas e locais de acidentes de trânsito no DF. “Os dados desse estudo estão auxiliando os órgãos competentes no sentido de prevenir acidentes e colaborar com a educação no trânsito”, completa.

Detran

O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) também participou da ação. Os educadores de trânsito levaram palestras sobre álcool e direção, entregaram material educativo sobre o Maio Amarelo e ainda apresentaram o projeto Pneu Seguro, que visa orientar os motoristas sobre a necessidade de verificar regularmente a condição dos pneus, incluindo a pressão, desgaste, validade e estado geral.

A diretora de Educação de Trânsito do Detran-DF, Ana Moreira, enfatiza a importância de levar essas ações para a comunidade escolar e universitária. “Já temos um trabalho dentro de sala de aula levando educação de trânsito para crianças e adolescentes, com o programa Detran na Escola. Poder estender esse trabalho de educação de trânsito para a comunidade universitária é dar continuidade ao nosso objetivo de formar cidadãos mais conscientes no trânsito”, disse a diretora.

*Com informações da Polícia Civil do Distrito Federal e do Detran-DF